Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

TAP entra no capital da Varig

A TAP e a Varig assinaram um memorando de entendimento, que deverão tornar hoje público, que dá início a negociações com vista à entrada no capital do grupo brasileiro. Refugiadas na confidencialidade, as administrações da duas empresas não revelam os contornos do negócio.
16 de Maio de 2005 às 00:00
As condicionantes do modelo a adoptar são, no entanto, conhecidas: a legislação brasileira só permite a venda de 20 por cento do capital a investidores estrangeiros.
O acordo agora assinado entre David Zylbersztajn e Fernando Pinto foi antecedido, segundo a Imprensa brasileira, de contactos entre o ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, e o presidente do Brasil, Lula da Silva.
Para Fernando Pinto, o administrador da TAP, as relações comerciais com a Varig podem “incrementar-se ainda mais, pois é enorme o potencial de ganho para ambas as companhias”.
Foi esta a explicação dada por Fernando Pinto aos trabalhadores da transportadora aérea nacional numa nota interna divulgada no passado dia 4.
A TAP já tem um acordo de ‘code-share’ com a empresa brasileira e ambas fazem parte da Star BAlliance, a maior organização de companhias aéreas do mundo. De resto, foi Fernando Pinto quem levou a Varig para esta organização e, o ano passado, a TAP.
Para Fernando Pinto, “os destinos da Varig não são assim “indiferentes” à TAP, apesar das dificuldades de ambas.
A Varig tem dívidas no valor 9,4 mil milhões de reais, segundo a ‘Folha Online’, ou seja de três mil milhões de euros (cerca de 600 milhões de contos).
Quanto à TAP, registou neste primeiro trimestre um prejuízo de 29,4 milhões de euros, tendo fechado o ano de 2004 com um lucro de 8,6 milhões de euros, metade do valor previsto (15,8 milhões de euros).
BRASILEIROS MANDAM
Fernando Pinto, o homem que assinou pela TAP o acordo com a Varig, conhece a companhia brasileira como ninguém: trabalhou lá durante 28 anos, quatro dos quais como presidente da administração. Para além do administrador-delegado da TAP, encontram-se mais três administradores brasileiros: Michael Conolly, Luís Mor e Manoel Torres.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)