Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

TAP vai sobreviver à crise

A TAP Air Portugal integra um grupo de nove companhias aéreas europeias que têm qualidades para “sobreviver” no sector da aviação, no entanto outras transportadoras enfrentam um futuro incerto, revela um estudo realizado por um banco de investimento britânico.
11 de Agosto de 2008 às 12:15
TAP vai sobreviver à crise
TAP vai sobreviver à crise FOTO: d.r.

Douglas McNeil, analista do BlueOtar Securities, defende que o aumento do preço do petróleo vai criar alterações e mudanças no sector da aviação, pelo que mais de 50 companhias aéreas estão em risco de desaparecer.

Num relatório datado de meados de Julho, o analista menciona que “as margens de dez por cento e melhores estão a ser apagadas pelo custo do combustível”, o que pode criar uma incerteza quanto ao futuro de algumas companhias.

Entre o grupo dos “sobreviventes”, estão, além da TAP, a britânica British Airways, a alemã Lufthansa e a franco-holandesa Air France-KLM, que beneficiam do “poder do preço e a força financeira”. A Easyjet e a Ryanair, companhias com voos de baixo custo, também integram a lista.

Por sua vez, fazem parte da lista de 51 companhias em risco de desaparecer a grande italiana Alitalia, a escandinava SAS, a polaca LOT e ainda a Virgin e a Monarch.

Ver comentários