Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Taxas Euribor a cair batem mínimos históricos

A taxa Euribor prosseguiu esta segunda-feira a sua trajectória descendente no prazo dos três meses ao cair 0,003 pontos para os 0,187%, face a quinta-feira, batendo novo mínimo histórico.
7 de Dezembro de 2012 às 10:58
A taxa Euribor em trajectória descendente
A taxa Euribor em trajectória descendente FOTO: d.r.

No dia anterior, a Euribor a três meses, que serve em Portugal de indexante ao crédito às empresas, situava-se nos 0,190%.

No prazo dos seis meses, a taxa que é usada como principal indexante do crédito à habitação, acentuou hoje a descida ao quebrar 0,009 pontos percentuais para os 0,330%, fixando-se também em mínimos de sempre.

Segundo a fixação da Federação Europeia de Bancos, as taxas interbancárias no prazo dos nove e doze meses recuaram 0,010 e 0,012 pontos, respectivamente, para os 0,442% e 0,558%, batendo igualmente novos mínimos históricos.

As taxas interbancárias têm-se negociado em mínimos históricos nos últimos meses, acompanhando a baixa taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE), que se situa nos 0,75%.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro a outros no mercado interbancário.

Economia Euribor taxas habitação
Ver comentários