Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Tecnologia contra crime

A Microsoft vai implementar em Portugal um sistema informático com tecnologia de ponta para auxiliar as polícias criminais no combate à criminalidade infantil na internet. O objectivo é acelerar a captura de criminosos online, em especial na área da pornografiainfantil, exploração e abuso de crianças, através da partilha de informações em tempo real.

4 de Outubro de 2008 às 00:30
Steve Ballmer considera o ‘Magalhães’ um “projecto incrível”
Steve Ballmer considera o ‘Magalhães’ um “projecto incrível” FOTO: Andre Kosters, Lusa

Esta é uma das medidas que integram o novo acordo de cooperação entre a Microsoft e o Governo português, assinado ontem pelo presidente da empresa norte-americana, Steve Ballmer, e José Sócrates. Mas foi o portátil ‘Magalhães’ que esteve no centro das atenções. A Microsoft não quis ficar à margem do projecto e decidiu desenvolver uma "suite de software, formação, conteúdos, serviços e suporte" para o computador montado em Portugal. "Este é um passo de avanço para Portugal como fornecedor internacional", afirmou Steve Ballmer, que ficou fã do portátil: "É um projecto incrível", afirmou.

Depois da Venezuela, também a Argentina está interessada em adquirir os computadores.

A Microsoft, que já investiu em Portugal mais de 245 milhões de euros, vai desenvolver ainda projectos em áreas como a cultura e a modernização da Administração Pública, em colaboração estreita com vários ministérios.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)