Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Teoria do jogo vence

Robert Aumann e Thomas Schelling foram ontem distinguidos com o Prémio Nobel da Economia 2005. Os dois economistas foram galardoados pela sua teoria da decisão interactiva, que pode ser aplicada em “políticas de segurança e desarmamento, na formação de preços de mercado e em negociações políticas económicas”.
11 de Outubro de 2005 às 00:00
Robert Aumann e Thomas Schelling recebem o galardão a 10 de Dezembro
Robert Aumann e Thomas Schelling recebem o galardão a 10 de Dezembro FOTO: Jim Hollander, Epa / University of Maryland/Reuters
O trabalho de Aumann, um israelita de 75 anos e Schelling, um norte-americano de 84 anos foi desenvolvido com base na ‘teoria do jogo’, uma ciência de estratégia que tenta determinar quais as acções que os diferentes jogadores – parceiros comerciais, trabalhadores ou mesmo organizações criminosas – devem adoptar de modo a alcançarem os seus objectivos da melhor maneira.
“Penso que a ‘teoria do jogo’ cria ideias que são importantes para a resolução de conflitos em geral”, explicou Aumann.
Schelling aplicou a ‘teoria do jogo’ à segurança global e à corrida ao armamento durante a Guerra Fria. Em particular, este economista tentou explicar como é que o tabu criado à volta do armamento nuclear após o bombardeamento de Hiroxima se tornou num factor de impedimento do seu uso durante a Guerra Fria, apesar de ambos os lados terem armazenado grandes arsenais nucleares.
Para a Real Academia Sueca de Ciências o trabalho de Aumann e Schelling “ajuda a explicar conflitos económicos, como a guerra de preços e os conflitos comerciais, bem como a razão de determinadas comunidades serem mais bem sucedidas que outras na gestão de recursos”.
Esta não é a primeira vez que o Nobel da Economia é atribuído a trabalhos desenvolvidos na área da ‘teoria do jogo’. John Nash, o matemático cuja vida foi retratada no filme ‘Uma Mente Brilhante’ – com Russel Crowe – ganhou o prémio em 1994.
O prémio, no valor de 1,1 milhões de euros, será entregue, em Estocolmo a 10 de Dezembro, dia do aniversário da morte de Alfred Nobel, o criador destes prémios.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)