Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

“Teremos a mais moderna tecnologia do Mundo”

Zeinal Bava, Presidente executivo da Portugal Telecom
9 de Maio de 2009 às 00:30
“Teremos a mais moderna tecnologia do Mundo”
“Teremos a mais moderna tecnologia do Mundo”

Correio da Manhã – O acordo celebrado entre a Portugal Telecom (PT) e a empresa norte-americana Corning significa que os portugueses terão acesso à fibra óptica ainda neste ano?

Zeinal Bava – A PT tem como filosofia arranjar serviços que criem valor para os consumidores e para os seus accionistas. Vamos trazer para Portugal os melhores serviços e a melhor tecnologia do Mundo.

– Mas ainda não existe nenhum quadro regulatório...

– O que existe é o comprometimento do Governo de equipar 1,5 milhões de lares com fibra óptica. Ao nível da regulação, a ANACOM [Autoridade Nacional de Comunicações] tem sido muito corajosa, ao lançar a discussão pública e ao produzir um relatório que dá a entender que a regulação na ‘fibra’ acompanhará a regulação segmentada. Nos locais onde o regulador considera existir concorrência, a PT pode desenvolver o seu investimento, uma vez que não é incumbente ao nível da ‘fibra’.

– E qual será o preço a pagar pelos novos serviços em fibra óptica?

– Estamos a falar de um serviço ‘premium’. Ainda não temos preços definidos. Em breve, a PT anunciará o seu projecto para a fibra óptica. Mas mais importante do que o preço será libertar o consumidor da limitação que hoje é a largura de onda. Só para dar um exemplo: actualmente, um download de um filme pode demorar sete horas, com a fibra (que permite 100 Mb por segundo) demora sete minutos. Estamos a falar de um novo paradigma.

– Já existem testes com a nova fibra óptica?

– A PT já está a fazer testes no terreno, em Coimbra. Estamos comprometidos em disponibilizar as melhores ofertas do mercado, e por isso procuramos fazer as melhores parcerias. O contrato celebrado com a norte-americana Corning é um contrato que traz para Portugal a mais avançada tecnologia do Mundo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)