Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Testes de stress: Sócrates espera “reforço de confiança”

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira esperar que os resultados dos testes de 'stress' aos bancos nacionais "reforcem a confiança nos mercados financeiros e possam contribuir para assegurar as melhores condições para o financiamento da economia portuguesa".
23 de Julho de 2010 às 19:52
Sócrates fala em "belíssima notícia" para sistema financeiro
Sócrates fala em 'belíssima notícia' para sistema financeiro FOTO: Lusa/José Coelho

"Como nós sempre temos dito, o nosso sistema financeiro mostra a sua robustez. A avaliação foi muito exigente e os parâmetros que basearam essa  análise foram também combinados a nível europeu. Ela reflecte vários ângulos da solidez bancária relativamente a uma descida eventual de juros, dívida soberana ou incumprimento bancário e os nossos bancos revelaram uma solidez e uma credibilidade que são indiscutíveis nesses testes", afirmou.  

José Sócrates, que falava aos jornalistas no final da cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, considerou tratar-se de "uma belíssima notícia para o sistema financeiro e para a economia portuguesa".  

O primeiro-ministro considerou que a União Europeia tinha de passar por este teste, porque "grande parte da especulação que houve nos mercados  financeiros ao longo destes últimos meses era baseada em má informação, desconhecimento e preconceito".   

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)