Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Tolerância de ponto de 2 dias

Num período de oito dias, com dois feriados, os funcionários públicos vão trabalhar quatro.
José Rodrigues 5 de Dezembro de 2014 às 09:04
Marques Guedes anunciou a tolerância de ponto no Natal e no Ano Novo
Marques Guedes anunciou a tolerância de ponto no Natal e no Ano Novo FOTO: Miguel A. Lopes / Lusa

O Governo anunciou ontem que vai dar dois dias de tolerância de ponto aos funcionários públicos no período entre o Natal e o Ano Novo. O primeiro é no dia 24 e o segundo à escolha: 26 de dezembro, 31 de dezembro ou 2 de janeiro.

Segundo o ministro da Presidência, Marques Guedes, este dia de tolerância – tradicionalmente a 31 de dezembro, pode ser gerido pelos serviços públicos conforme for mais conveniente. Se, por exemplo, o segundo dia de tolerância de ponto escolhido for o dia 26, os funcionários do Estado terão três dias de descanso seguidos e os serviços estarão encerrados.

O mesmo Governo que decidiu extinguir quatro feriados nacionais concede, assim, dois dias de tolerância de ponto à Função Pública num período de oito dias que já conta com dois feriados. Em oito dias, trabalham-se quatro. Questionado sobre se a decisão não afeta a produtividade, o ministro da Economia, Pires de Lima, confessou estar surpreendido: "Dão-me uma novidade", disse.

Sobre a reposição de feriados (o CDS vai pedir o regresso do feriado a 1 de dezembro), o ministro disse não querer intrometer-se na discussão por se tratar de uma questão "partidária". Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, já pôs tal opção de parte. 

Governo Natal Ano Novo Presidência Marques Guedes Função Pública Pires de Lima CDS PSD Luís Montenegro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)