Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Treino militar ensina empresários a liderar

Gestores submetem-se a cinco dias de exercícios para recrutas para ganharem autocontrolo e motivação
17 de Maio de 2013 às 15:00

Durante cinco dias, gestores e executivos vão trocar os escritórios por camaratas e submeter-se aos exercícios normalmente reservados para o treino das chefias militares. O objetivo é transformar os participantes em líderes de sucesso. A iniciativa - Treino Intensivo de Liderança (TIL) - é organizada pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

"Os formandos verão as suas capacidades serem testadas ao máximo em sessões de treino físico e psicológico que têm subjacentes lições de gestão de stress, gestão de conflitos, coordenação de equipas, inteligência emocional, autocontrolo, capacidade de motivação, influência e persuasão, comunicação assertiva, planeamento, estratégia, e processos de tomada de decisão", explica a associação.

Entre as experiências que podem ser vividas durante o Treino Intensivo de Liderança, a organização destaca o trajeto em carros blindados, os testes com meios de visão noturna e utilização de espaços de treino militar onde são simulados cenários de guerra e de sobrevivência.

"Todas as simulações e exercícios serão vivenciados em analogia com a realidade empresarial, de modo a equiparar o comportamento dos formandos no terreno à sua capacidade de reação e de tomada de decisões perante as adversidades que transformam o quotidiano das empresas num desafio profissional cada vez mais exigente", adianta a ANJE.

Esta é já a sexta edição da iniciativa, que arrancou em 2008 e este ano incluiu um concurso levado a cabo na rede social Facebook, no qual os candidatos submetiam um manifesto alusivo às suas competências de liderança e respondiam a um conjunto de cinco missões temáticas, através da apresentação de outras tantas fotografias do seu quotidiano.

O candidato com mais ‘likes' ganha uma inscrição no TIL. 

Academia

O Treino Intensivo de Liderança (TIL) decorre entre os dias 27 e 31 de maio nas instalações da Academia Militar, em Lisboa.

Inscrições

Os gestores, empresários e executivos interessados em participar podem inscrever-se na ANJE (www.anje.pt/portal/til). O curso tem um custo de 1250 euros para o público em geral.

 

Primeiro Emprego ANJE treino militar TIL empresários gestores
Ver comentários