Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Três mil empregos

A construção de um parque de energias renováveis, que terá diversas componentes, poderá gerar três mil novos postos de trabalho no município de Monchique. O projecto representa o investimento de 200 milhões de euros, tendo sido já apresentado à autarquia local.

26 de Maio de 2009 às 00:30
Parque deverá ficar situado próximo do Autódromo do Algarve
Parque deverá ficar situado próximo do Autódromo do Algarve FOTO: d.r.

Carlos Tuta, presidente da edilidade, confirma contactos com os promotores, mas opta por não fazer grandes comentários sobre o assunto. Assegura, no entanto, que, "se isto se vier a confirmar, a câmara está disponível para dar todo o apoio".

Para já, a edilidade recebeu um pedido para que seja declarado o interesse público municipal do projecto. Será ainda necessário um plano específico para a área onde se prevê a implantação do parque, próximo do Autódromo Internacional do Algarve.

A empresa que está por detrás do referido projecto (que deve ser candidatado a Projecto de Potencial Interesse Nacional) foi constituída em Março de 2008, em Monchique. Este município beneficia de um regime de incentivos de combate à desertificação, destinado à captação de investimentos, nomeadamente com bonificação em sede de IRC.

O designado Algarve Energy Park contempla a investigação e o desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis. Haverá ainda uma área residencial e uma clínica de saúde, entre outras componentes.

A zona envolvente ao Autódromo (situado no concelho de Portimão, junto à fronteira com o de Monchique) está a atrair um interesse crescente de investidores. No sábado foi apresentado o projecto de construção de um parque de diversões e de um complexo cinematográfico na zona. O investimento atinge os 750 milhões.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)