Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Trichet mantém juros nos 4%

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu ontem manter a taxa de juro de referência para a Zona Euro nos quatro por cento. O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, disse ontem que a autoridade monetária vai “precisar de mais informação antes de decidir” sobre a evolução do preço do dinheiro na Zona Euro.
9 de Novembro de 2007 às 00:00
Jean-Claude Trichet
Jean-Claude Trichet FOTO: Alex Grimm/Reuters
O responsável manifestou-se preocupado com a evolução da inflação, que subiu 2,6 por cento em Outubro, face ao período homólogo, segundo a estimativa rápida do Eurostat.
“O forte aumento da inflação é um motivo de preocupação particular”, disse o responsável, adiantando que a sua estabilidade se mantém como “o principal objectivo” do BCE.
Por isso, o responsável garantiu que a autoridade monetária está “preparada para conter os riscos de subida para a estabilidade de preços”, no sentido de evitar efeitos secundários, como, por exemplo, de repercussões nos salários.
Jean-Claude Trichet disse, no entanto, esperar uma evolução mais moderada dos preços no decorrer de 2008.
O nível de inflação considerada pelo BCE como recomendável é inferior a dois por cento. O aumento da taxa de inflação na Zona Euro em Outubro superou as estimativas do mercado e atingiu o nível mais alto em 2 anos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)