Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Trocar Palmela pela Alemanha

A Autoeuropa começou esta semana a sondar os seus trabalhadores sobre uma eventual transferência temporária para fábricas na Alemanha. Ao que o CM apurou, terão sido já dezenas de trabalhadores a manifestar a sua disponibilidade para trocarem, por um ano, a fábrica de Palmela por uma unidade alemã.
20 de Outubro de 2012 às 01:00
A fábrica da Volkswagen de Palmela vai reduzir a produção no próximo ano
A fábrica da Volkswagen de Palmela vai reduzir a produção no próximo ano FOTO: Bruno Simão

O levantamento está a ser feito junto das equipas das linhas de montagem mas os trabalhadores sabem apenas que a transferência terá o prazo de um ano e que não poderão levar a família. A adesão dos trabalhadores poderá evitar despedimentos, uma vez que – e é o único dado oficial neste momento – a fábrica de Palmela vai reduzir a produção no próximo ano.

"Qualquer solução que salve postos de trabalho é boa", assegurou ao CM o líder da Comissão de Trabalhadores, António Chora, garantindo que está a trabalhar "intensamente com a administração para salvaguardar os postos de trabalho".

O envio de equipas portuguesas para o estrangeiro é proce-dimento "normal" entre fábricas da Volkswagen, sobretudo aquando de lançamentos de novos modelos, explicou ao CM fonte oficial da empresa. Com efeito, ainda há pouco tempo trabalhadores portugueses estiveram na Argentina para um novo lançamento.

O impacto da Autoeuropa no PIB foi, em 2011, de 1,4 por cento. A fábrica do grupo alemão, que já compra 60 por cento do que precisa a fornecedores em Portugal, emprega 3600 pessoas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)