Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Troika voa para Madrid

Espanha formalizou ontem o pedido de resgate à Banca. Uma equipa de técnicos da troika – já apelidada no país como ‘homens de negro’ – deve aterrar em Madrid nos próximos dias, para definir o valor e as condições do empréstimo.

26 de Junho de 2012 às 01:00
Luis de Guindos enviou carta para Bruxelas a pedir ajuda
Luis de Guindos enviou carta para Bruxelas a pedir ajuda FOTO: Francois Lenoir/Reuters

Bruxelas tem reservas sobre as necessidades de capital apontadas, que variam entre os 62 mil milhões e os 100 mil milhões de euros. Segundo Amadeu Altafaj, porta--voz do comissário dos Assuntos Económicos, a UE "enviará peritos a Madrid para que seja feita uma estimativa [da ajuda] que permita criar confiança", disse Altafaj.

Também Joaquín Almunia, comissário europeu da Concorrência, admitiu que "Espanha será mais vigiada" do que os outros países que pediram ajuda.

A carta enviada a Jean-Claude Juncker, líder do Eurogrupo, em que é formalizado o pedido de empréstimo, gerou polémica. Segundo o ‘Público.es’, o documento remetido pelo ministro da Economia, Luis de Guindos, tem erros na acentuação, vírgulas mal colocadas e falta de concordância entre o sujeito e o tempo verbal.

Além da Espanha, também o Chipre anunciou a intenção de pedir ajuda financeira aos fundos de resgate da Zona Euro.

BANCA ESPANHA AJUDA RESGATE FINANCEIRO TROIKA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)