Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

‘Tubarão’ Mário Ferreira cumpre sonho americano e ganha 250 milhões de euros

Empresário que sonhava ir ao espaço faz o negócio da sua vida e vende 40% da empresa a norte-americanos.
Rute Lourenço e Sónia Dias 1 de Junho de 2019 às 01:30
Aos 51 anos, Mário Ferreira vende parte da sua empresa num negócio milionário
Mário Ferreira
Mário Ferreira
Mário Ferreira
Aos 51 anos, Mário Ferreira vende parte da sua empresa num negócio milionário
Mário Ferreira
Mário Ferreira
Mário Ferreira
Aos 51 anos, Mário Ferreira vende parte da sua empresa num negócio milionário
Mário Ferreira
Mário Ferreira
Mário Ferreira
Começou a servir à mesa em restaurantes e, oriundo de uma família modesta, diz que nunca pensou em enriquecer, apenas em amealhar. No entanto, aos 51 anos, Mário Ferreira vive o sonho americano ao fazer o negócio da sua vida, que o coloca no patamar dos homens mais ricos e poderosos do País.

O empresário, que se tornou mais conhecido ao participar no programa ‘Shark Tank’ e que em 2004 foi o primeiro português a comprar uma viagem para passar férias no Espaço, acaba de vender ao fundo norte-americano Certares 40% da sua empresa de cruzeiros, a Mystic Invest Holding, e encaixar 250 milhões de euros – o equivalente a oito anos de trabalho de uma estrela como Cristiano Ronaldo.


A notícia foi confirmada pelo ‘tubarão’ que, no entanto, preferiu não falar em valores. "É dinheiro", limitou-se a dizer.

E para o comum dos mortais é mesmo muito dinheiro. Com esta transação, a empresa de cruzeiros de Mário Ferreira - conhecido como ‘Super-Mário’ - passa a estar avaliada em 625 milhões de euros e, dentro de cinco anos, o superempresário espera chegar à Bolsa de Nova Iorque, além de expandir o seu negócio pelo Mundo.

"Temos um plano ambicioso de crescimento. Daqui a quatro ou cinco anos, a Mystic Invest pode valer em Bolsa mais de mil milhões", afirma o ‘tubarão’, que vai amealhar 75 milhões, enquanto o restante montante [175 milhões] será injetado na empresa para a reforçar e a expandir.

De fora do acordo com os americanos ficaram os restantes negócios do empresário: os empreendimentos imobiliários no Porto e em Gaia, hotéis, helicópteros e o museu World of Discoveries.

Os cruzeiros são a grande paixão de Ferreira, mas não o primeiro amor: este foi um restaurante, entretanto fechado. No entanto, o empreendimento serviu para poupar dinheiro que iria investir no negócio da sua vida: os cruzeiros do Douro.

A experiência tinha-a adquirido nos vários anos que trabalhou em cruzeiros de luxo pelo Mundo, onde ganhava entre cinco a oito mil euros por mês. Pelo meio, houve alguns ‘acidentes de percurso’, como o divórcio da primeira mulher, uma americana milionária, a quem teve de pagar 12 milhões de euros e 25% da Douro Azul, que mais tarde voltou a comprar.

Depois do ‘rombo’ financeiro, blindou a fortuna e no segundo casamento deu o nó em regime de separação de bens.

Negócio atrai celebridades
Poucas pessoas conseguem atrair tantas estrelas internacionais ao Norte do País como Mário Ferreira.

Em 2013, a festa do 20º aniversário da Douro Azul, no Porto, contou com a presença um conjunto de celebridades, entre as quais as atrizes Sharon Stone e Andie MacDowell, o cantor Michael Bolton, as espanholas Carmen Lomana, Ana Rodríguez, Amélia Bono e um conjunto de convidados VIP oriundos dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Suíça, Alemanha e Médio Oriente para assistirem ao batismo dos navios-hotel ‘AmaVida’ e ‘Queen Isabel’.

Em 2017, quando a empresa apresentou outras duas novas embarcações, o ‘Douro Serenity’ e o ‘Douro Elegance’, foi a vez de a modelo portuguesa Sara Sampaio e de a cantora britânica Joss Stone serem as convidadas de honra num evento que reuniu mais de 400 pessoas no Cais de Gaia e que surpreendeu pelo luxo e pela originalidade.

Este ano, Carla Bruni, mulher do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, aceitou o convite para apadrinhar o primeiro navio oceânico do empresário, o ‘MS World Explorer’, que custou cerca de 70 milhões de euros. Apresentado em abril, este é o primeiro de três navios oceânicos que o Mário Ferreira pretende lançar ao mar até abril de 2021.

Apaixonado e pai de quatro filhos
Mário Ferreira é casado desde 2006 com a juíza Paula Paz Dias, com quem tem duas filhas em comum: Carlota, de nove anos, e Catarina, de sete.

O empresário é ainda pai de Íris, de 23 anos, e Mário, de 15. Nos tempos livres, mostra ser um pai dedicado.

PORMENORES 
Família
Mário Ferreira nasceu em Matosinhos em 1968, mas viveu em Leça da Palmeira. O pai, que trabalhava nos guindastes, sonhava que o filho fosse "doutor" e tivesse uma vida menos modesta do que a sua infância.

Negócio
Depois de ter amealhado dinheiro a trabalhar num restaurante em Inglaterra, aos 18 anos surpreendeu o pai ao comprar a sua primeira casa: um T3 em Matosinhos.

Poupança
Detentor de uma enorme fortuna, Mário Ferreira diz que um dos segredos do seu sucesso é ter sido sempre comedido. "Dei sempre passos dentro daquilo que podia fazer", explicou o empresário.

Ferraris
Quando fez 26 anos, Mário Ferreira permitiu-se um grande luxo: ofereceu a si próprio um Ferrari, o primeiro. Desde então, comprou e vendeu vários. Hoje já não conduz esses modelos porque, diz, lhe arruínam as costas.

Viagem ao Espaço
Em 2006, o empresário fez um pré-pagamento de 160 mil euros a uma empresa que prometia viagens de férias ao Espaço. No entanto, esta nunca se chegou a realizar, com vários clientes a exigirem o dinheiro de volta.
País doutor Bolsa de Nova Iorque empresário Douro Shark Tank Carlota Reino Unido Certares Certares França
Ver comentários