Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Turismo sem pressa de vender caravela

Os eventuais compradores que até agora ‘bateram à porta’ do Turismo do Algarve, desde que foi anunciada a intenção de vender a caravela ‘Boa Esperança’, não reuniam as condições exigidas. Mas o presidente da entidade não está preocupado. António Pina ainda acredita que a embarcação poderá vir a ser comprada pela Câmara de Lagos.
9 de Abril de 2012 às 01:00
A 'Boa Esperança’ é uma réplica da caravela com o mesmo nome utilizada por Bartolomeu Dias
A 'Boa Esperança’ é uma réplica da caravela com o mesmo nome utilizada por Bartolomeu Dias FOTO: Lusa

"Não temos pressa", referiu ao CM o presidente do Turismo do Algarve, que tem no orçamento para este ano "uma ver-ba de 50 mil euros" destinada à embarcação. "Quando anunciámos a intenção de vender ou alugar a caravela, impusemos algumas condições", continua, "mas os interessados, até agora, não as cumpriam".

O Turismo algarvio pretende que a ‘Boa Esperança’ fique em Portugal (de preferência em Lagos) e que cumpra um programa acordado com Espanha para a divulgação dos Descobrimentos.

Por vontade de António Pina, a ‘Boa Esperança’ "ficava em Lagos, onde tem estado". O responsável do Turismo do Algarve sabe que o município "atravessa algumas dificuldades económicas, como tantos outros concelhos" mas "quando tudo isso se resolver pode ser que se consiga".

"Para já, ficámos a saber que existe mercado para a caravela", conclui António Pina, deixando claro que a venda não está para breve.

'BOA ESPERANÇA' A NAVEGAR ENTRE LISBOA E SEVILHA

O potencial comprador da ‘Boa Esperança’, além de a manter em Portugal, terá de cumprir o programa ‘Descobriter’, que recentemente foi aprovado. Ao abrigo do acordo, que inclui as câmaras de Lagos e de Vila do Bispo, por Portugal, e a Andaluzia, do lado espanhol, a caravela vai navegar entre Lisboa e Sevilha, com paragens em Sagres e Lagos, para ‘relatar’ aos visitantes a história dos Descobrimentos, juntamente com a nau espanhola ‘Vitória’. António Pina diz que ainda não há uma data para se iniciarem as viagens das embarcações.

TURISMO BOA ESPERANÇA ECONOMIA CARAVELA ALGARVE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)