Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Turistas mais gastadores

Em Janeiro, os visitantes estrangeiros foram os principais responsáveis pelas receitas turísticas arrecadadas em Portugal.
24 de Março de 2011 às 00:30
O turismo continua a ser o principal sector exportador em Portugal
O turismo continua a ser o principal sector exportador em Portugal FOTO: Manuel Moreira

Segundo dados divulgados pelo Turismo de Portugal com base na informação divulgada pelo Banco de Portugal, no primeiro mês do ano "as receitas turísticas geradas pelos estrangeiros aumentaram 8,1%" quando comparadas com Janeiro do ano passado, "totalizando 403,5 milhões de euros". Os números mostram que os franceses, os holandeses e os italianos estão entre os mais gastadores. "Já outros mercados em crescimento, como o Brasil e os EUA, registaram aumentos acima de 30%", revela o Turismo de Portugal.

Este desempenho permitiu "um crescimento do saldo positivo da balança turística em 10,3%, valor que contribui activamente para a economia nacional e consolida a posição do turismo como o principal sector exportador nacional", sublinha o organismo regulador em comunicado.

Aliás, o Turismo representou, em 2010, 14 por cento das exportações de bens e serviços e 43,3 por cento das receitas de exportações de serviços.

O número de dormidas tem estado, contudo, abaixo do nível de crescimento registado nas receitas obtidas.

TURISMO ECONOMIA PORTUGAL TURISTAS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)