Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

UE apela a contenção no diálogo sobre ajuda externa

As autoridades europeias apelaram este sábado para que os responsáveis portugueses evitem dialogar com eles todos os dias na praça pública, após o pedido do Presidente da República para que a UE crie um "programa interino" para ajudar Portugal.
9 de Abril de 2011 às 17:51
Olli Rehn apela a contenção nas palavras e esforço de todos os partidos para alcançar acordo
Olli Rehn apela a contenção nas palavras e esforço de todos os partidos para alcançar acordo FOTO: d.r.

"Para o bem de Portugal e para o bem da Europa, preferia não ter de dialogar na praça pública todos os dias com os dirigentes de Portugal", declarou o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, no final de uma reunião de dois dias dos ministros das Finanças Europeus (Ecofin) em Godollo, a cerca de trinta quilómetros de Budapeste.  

A ajuda externa financeira a Portugal poderá ascender a 80 mil milhões de euros, em troca de um programa de austeridade que deverá ser adoptado até meados de Maio e que deverá envolver "todos os partidos portugueses". 

"É importante que em conjunto com as autoridades portuguesas, ora com o Governo ora com a oposição e com outros actores-chave, como o Presidente da República (...), consigamos definir uma estratégia que garanta um acordo rápido com todas as partes quanto a um programa de ajustamento orçamental", sublinhou Rehn.  

"Comecemos agora a trabalhar de forma calma e rápida, não tenhamos diálogos na praça pública todos os dias, concentremo-nos no trabalho de preparação deste programa", insistiu.  

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse que "faz eco da totalidade" das palavras de Rehn: o que faz falta "é trabalho sério, certamente não em público, feito com base em todas as sensibilidades (políticas) que estão a bordo".

comissão europeia olli rhen jean-claude trichet ajuda externa finanças partidos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)