Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

UGT: “De bom não vemos nenhuma medida”

O secretário-geral da UGT, João Proença, considerou que a proposta de Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2012 entregue esta segunda-feira no Parlamento se limita a medidas de carácter financeiro, acusando o Governo de "insensibilidade".
17 de Outubro de 2011 às 19:47
João Proença, da UGT, critica proposta do Governo
João Proença, da UGT, critica proposta do Governo FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

"O Governo limita-se a medidas de carácter financeiro e monetário, ignorando as políticas viradas para a economia, crescimento e emprego", acusou o secretário-geral da UGT, criticando não estarem previstas medidas que permitam "uma ajuda a famílias que vão ser fortemente afectadas".  

Em declarações à Lusa, João Proença adiantou que o OE 2012 se limita a reduzir o défice, acusando o Governo de "insensibilidade" social: "De bom não vemos nenhuma medida a não ser com o objectivo de cumprir o défice à custa dos trabalhadores e dos pensionistas".  

Depois das medidas de austeridade anunciadas pelo primeiro-ministro na semana passada, o dirigente sindical disse que "esperava ver incluídas no documento medidas que atendessem às dificuldades com que muitas famílias vão ser confrontadas, porque não é impunemente que cortam o salário de muita gente em mais de 15 por cento, não é impunemente que se agrava o desemprego com o alargamento do horário de trabalho de alguns".  

Neste contexto, acrescentou, há motivos acrescidos para a realização de uma greve geral, em protesto contra as medidas de austeridade, como a CGTP e a UGT anunciaram ao final da manhã, uma vez que se trata de "um orçamento de crise, virado para o ataque aos direitos das pessoas, para o aumento das desigualdades e para uma grande desigualdade social".  

"Não pode haver uma política do 'posso, quero e mando', que vai muito para além do memorando de entendimento com a 'troika', e há muitas medidas que aparecem com uma necessidade que não é minimamente justificada", acrescentou.   

ugt orçamento de estado medidas governo pensionistas clase médica
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)