Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Ulrich contra perdão da dívida grega

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, discorda do eventual perdão parcial da dívida soberana grega, sublinhando que tal decisão significa "reconhecer que a dívida soberana dos países da zona euro perde o estatuto de activo sem risco".
25 de Outubro de 2011 às 08:26
O banqueiro lembra que o reforço dos capitais da banca não vai injectar mais dinheiro nas economias
O banqueiro lembra que o reforço dos capitais da banca não vai injectar mais dinheiro nas economias FOTO: Mário Cruz/Lusa

A posição foi manifestada na segunda-feira à noite, em Lisboa, na conferência 'O Papel da Banca no Financiamento à Economia', organizada pela Sedes - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

"Evidentemente, é uma medida que eu não gosto. Não é por, sobretudo, o BPI ter exposição à dívida grega, mas porque esta decisão [perdão de pelo menos 50 por cento da dívida grega, sobre o qual é aguardada uma deliberação na quarta-feira em Bruxelas] significa reconhecer que a dívida soberana em países da Zona Euro perde o estatuto de activo sem risco", defendeu Ulrich.

Apesar das críticas, o presidente do BPI admite que "não havia alternativa" para a Grécia.

A par do perdão da dívida grega, o banqueiro considera igualmente uma "má notícia" a "imposição de um nível de capital mínimo mais alto para os bancos europeus", conjugada com "a valorização dos títulos de dívida soberana cotada em bolsa ao preço de mercado".

Para Ulrich, os Estados "cuja dívida vai ser valorizada a preços muito mais baixos do que aquele que têm de reembolsar não vão ter nenhum benefício directo".

Os aumentos de capital, prosseguiu, apesar de tornarem os bancos "mais sólidos", não vão "injectar um cêntimo nas economias".

Segundo Fernando Ulrich, independentemente das decisões que forem tomadas por Bruxelas na quarta-feira, os países europeus em sérias dificuldades estão "condenados a viver um pouco aos solavancos", dados os "desequilíbrios acumulados durante décadas".

BPI Fernando Ulrich Grécia DÍvida Perdão Bruxelas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)