Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

UTENTES POUPAM ATÉ 55 MILHÕES EM GENÉRICOS

O Ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, demonstrou que as regras do sector dos medicamentos, alteradas em Setembro do ano passado, vão permitir aos utentes poupar 55 milhões de euros nas farmácias, nos próximos 12 meses, ao comprarem medicamentos genéricos.
28 de Agosto de 2003 às 18:51
Segundo dados do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), os medicamentos genéricos detinham uma quota de mercado de 2,58 por cento em 2002 tendo subido para 6,15 por cento em Julho deste ano.
Em termos de valores, em Janeiro último, o mercado dos genéricos movimentou 7.903.532 euros, contra 10.314.338 euros em Julho passado.
As medidas que levaram à alteração das regras no sector dos medicamentos têm como objectivo reduzir a despesa do Serviço Nacional de Saúde com os medicamentos, através do crescimento do mercado dos genéricos.
O ministro estimou uma poupança de 60 milhões de euros por ano, um valor que certamente será ultrapassado, atendendo a que no período entre Janeiro e Julho o mercado nacional de genéricos ultrapassou os 59 milhões de euros. De acordo com as estimativas do Governo, prevê-se que este mercado ultrapasse os 100 milhões de euros até ao final de 2003.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)