Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Venda da TAP 'limpa' Parpública

Grupo empresarial tem lucros de 721 milhões de euros em 2015.
Raquel Oliveira 1 de Maio de 2016 às 10:40
Os lucros do grupo Parpública tiveram um grande contributo da alienação da maioria do capital da TAP à Gateway
Os lucros do grupo Parpública tiveram um grande contributo da alienação da maioria do capital da TAP à Gateway FOTO: Bruno Simão
O grupo Parpública registou lucros de cerca de 721 milhões de euros em 2015, um resultado para o qual muito contribuiu a reprivatização da TAP. O relatório e contas de 2015 divulgado na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) destaca ainda a restruturação do setor imobiliário e os resultados positivos.

"Para o resultado líquido positivo observado, um dos melhores de sempre da empresa, contribuiu a alienação da maioria do capital da TAP SGPS à Atlantic Gateway, com a consequente reversão da provisão acumulada (511 milhões de euros) constituída para compensar o capital próprio negativo que a empresa vinha apresentando", lê-se no documento.

O grupo recebeu entretanto os 10 milhões de euros do consórcio Atlantic Gateway, no âmbito da venda de 61% da TAP, segundo a Lusa.

Quanto ao segmento imobiliário, o volume de negócios registou "um crescimento muito significativo, com uma variação acima de 82% e um valor superior a 139 milhões de euros", revela o relatório.

Recorde-se que a Parpública extinguiu a holding Sagestamo, mantendo-se na esfera desta instituição as restantes cinco sociedades.

O mandato do atual Conselho de Administração, liderado por Pedro Ferreira Pinto, terminou no final do ano passado mas, tal como outras instituição aguarda nomeações. O Tribunal de Contas tem um presidente interino, depois da saída de Oliveira Martins, e Carlos Tavares terminou mandato na CMVM.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)