Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Vítor Gaspar: Cimeira trouxe resultados "muito favoráveis" para Portugal

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, considerou esta segunda-feira que os resultados da cimeira do Eurogrupo da passada semana afastaram os receios sobre o projecto europeu e sobre o próprio euro.
25 de Julho de 2011 às 14:28
"Também para Portugal os resultados da cimeira são muito favoráveis", afirmou Vítor Gaspar
'Também para Portugal os resultados da cimeira são muito favoráveis', afirmou Vítor Gaspar FOTO: Lusa

"Considero que os resultados da cimeira foram muito positivos. Os receios sobre o projecto europeu e a moeda única foram afastados e as perspectivas de estabilidade financeira para a área do euro melhoraram substancialmente", afirmou o governante, durante uma conferência promovida pelo ‘Diário Económico’, que decorreu esta segunda-feira em Lisboa.  

Vítor Gaspar sublinhou que, para além das condições financeiras da Grécia se terem alterado por completo, "também para Portugal os resultados da cimeira são muito favoráveis".  

O ministro considera que as conclusões serão positivas para Portugal na medida em que reduzem o risco de contágio, pelas melhores condições de financiamento do programa que também afectam Portugal e pelas condições mais favoráveis de acesso ao mercado, caso o impacto favorável destas medidas nos mercados "se confirme e perdure".   

"Os nossos parceiros europeus afirmaram-se ainda determinados a continuar a apoiar Portugal e Irlanda", sublinhou, lembrando contudo que este apoio "é condicional ao cumprimento" das condições do programa de assistência financeira assinado com Bruxelas e o Fundo Monetário Internacional.  

Na reunião da semana passada, os estados europeus acordaram um novo pacote de apoio financeiro e novas regras de financiamento que beneficiam a Grécia mas também países como Portugal e a Irlanda.   

ministro das finanças vítor gaspar eurogrupo cimeira grécia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)