Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Vodafone interpõe providência cautelar para suspender compra da Media Capital pela Altice

Mário Vaz, presidente da Vodafone, anunciou a acção no Parlamento. Em causa a votação na ERC.
28 de Março de 2018 às 10:53
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal

O presidente executivo da Vodafone Portugal disse esta quarta-feira que a operadora interpôs uma providência cautelar de "pedido de suspensão da eficácia da intervenção da Autoridade da Concorrência (AdC)" sobre a compra da Media Capital pela Altice Portugal.

Mário Vaz falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, no âmbito de um requerimento do Bloco de Esquerda (BE) sobre o processo de compra da Media Capital pela Altice Portugal.

A Vodafone Portugal entende que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) tomou uma posição, ao haver dois votos contra o negócio, uma "maioria" que o presidente da empresa considera que é "vinculativa e definitiva".

O regulador, na altura liderado por Carlos Magno, disse não ter chegado a consenso sobre a operação, já que não tinha havido quórum dos três membros em funções na altura.

Para a Vodafone Portugal, há uma decisão clara da ERC, bem como também da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), que 'chumbou' a operação nos moldes atuais da proposta.

"Entendemos que era o momento de pedirmos a suspensão da eficácia" da intervenção da Concorrência, que passou para investigação aprofundada o processo de compra da dona da TVI pelo grupo que detém a PT/Meo.

Mário Vaz disse ainda que faz sentido a "casa da democracia ser o sítio" onde o negócio se debate.

"Esta aquisição traz impacto para o nosso negócio (...), não escondo que temos interesse que o negócio não avance", embora "a nossa posição" passe pelas "consequências alargadas" se esta operação "chegasse a bom porto".

Mário Vaz não acredita em "remédios" para negócio
O presidente da Vodafone Portugal afirma que não acredita que "haja remédios suficientes para colmatar os efeitos negativos" resultantes de uma eventual compra da Media Capital pela Altice Portugal.



Altice Media Capital Vodafone ERC Autoridade da Concorrência Notícia Parlamento Mário Neves Concorrência CEO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)