Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Yuan forte faz reduzir crescimento

A recente valorização do yuan deverá reduzir em meio ponto percentual o crescimento económico chinês até Julho de 2007, segundo especialistas citados pelo jornal estatal ‘China Daily’.
24 de Julho de 2005 às 00:00
Yuan forte faz reduzir crescimento
Yuan forte faz reduzir crescimento FOTO: d.r.
Zhu Baoliang, economista chefe do Centro de Informação Estatal, estima que a valorização da moeda chinesa provocará uma queda de dois por cento no comércio externo chinês.
Huang Yiping, economista do Citigroup, assinala que “o impacto directo do yuan mais forte na economia chinesa será bastante pequeno, dado que só se valorizou aproximadamente dois por cento”.
Wang Zhao, economista do Centro de Investigação para o Desenvolvimento (dependente do Conselho de Estado), considera que a medida “sugere que a China deu mais um passo para se converter numa economia orientada para o mercado”, enquanto outros analistas afirmam que a valorização da moeda tem um efeito mais simbólico do que prático.
Wang assinala que a prazo esta valorização é benéfica para um crescimento saudável e sustentado das exportações chinesas, embora afecte as exportações no curto prazo, por tornar os produtos chineses mais caros, o que diminuirá as tensões comerciais com os Estados Unidos, a União Europeia e outros países.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)