Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Zapatero anuncia plano de 11 mil milhões

O primeiro-ministro espanhol Jose Luis Zapatero anunciou esta quinta-feira um programa de investimento público de 11 mil milhões de euros nas contas públicas deste ano, para travar o aumento do desemprego e reactivar a actividade económica.
27 de Novembro de 2008 às 18:11
Zapatero aposta no investimento público para salvar a economia espanhola
Zapatero aposta no investimento público para salvar a economia espanhola FOTO: d.r.

Cerca de oito mil milhões de euros, equivalentes a 1,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol, serão aplicados de forma “urgente” em investimentos públicos “de obra nova e execução imediata”, a nível local e junto das autarquias.

O primeiro-ministro espanhol espera que as medidas criem 200 mil empregos em 2009 e que ajudem a salvar muitas pequenas e médias empresas.

No Congresso de Deputados, em Madrid, Zapatero acrescentou que o programa incluirá uma dotação de 800 milhões de euros para o sector automóvel, que representa cerca de 20 por cento das exportações espanholas.

O Governo vai também distribuir 600 milhões para acções ambientais, 500 milhões para investigação, desenvolvimento e inovação e 400 milhões de euros para recuperar quartéis e esquadras de polícias.

O executivo espanhol tem vindo a anunciar medidas para facilitar o pagamento de hipotecas, programas de recolocação de desempregados da construção civil e estímulos para a contratação de pessoas que perderam os seus postos de trabalho.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)