Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Zoellick escolhido para presidente do BM

O presidente dos EUA, George W. Bush, escolheu o ex-subsecretário de Estado Robert Zoellick para substituir Paul Wolfowitz no cargo de presidente do Banco Mundial (BM), revelaram altos responsáveis da administração norte-americana, adiantando que a Casa Branca vai anunciar oficialmente a decisão esta quarta-feira.
30 de Maio de 2007 às 09:54
Zoellick escolhido para presidente do BM
Zoellick escolhido para presidente do BM FOTO: Reuters
O anúncio da escolha de Zoellick seguiu-se a uma série de intensos contactos do secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, com vários homólogos do G7 (o grupo de sete países mais desenvolvidos do mundo, EUA, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido), que deram respostas positivas ao nome proposto por Washington.
Robert Zoellick, de 53 anos, desempenhou funções com representante comercial norte-americano no primeiro mandato de George W. Bush, vindo a tornar-se, mais tarde, no ‘número dois’ da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice. Foi também o representante da Casa Branca para políticas relacionadas com a China e com a crise na região sudanesa do Darfur.
A confirmar-se a nomeação de Zoellick, este substituirá no cargo Paul Dundes Wolfowitz, que abandonará a presidência do Banco Mundial no próximo dia 30 de Junho, depois de ter apresentado a sua demissão na sequência de um escândalo relacionado com o aumento salarial da sua namorada, também funcionária do banco.
Ver comentários