Filho de comandante da GNR assalta casas
Jovem de 22 anos, reincidente no crime, atacava com dois cúmplices, que também foram detidos pela GNR.
O filho de um comandante da GNR, responsável máximo de um dos mais importantes comandos do País, foi detido pela própria GNR, terça-feira, por suspeita de integrar um grupo que há meses se dedicava a assaltar casas e lojas.
O gang, que é constituído pelo jovem de 22 anos e por outros dois suspeitos, com idades até aos 25 anos, atuava na zona do Carregado, concelho de Alenquer, e também na Azambuja. Foram detidos, apurou o CM, na posse das chaves de casas assaltadas.
O grupo agora desmantelado já tinha atuado anteriormente, optando, no início do corrente ano, por fazer uma pausa na atividade criminosa. Ao que o CM apurou, os três assaltantes retomaram os furtos no início do último verão. Fonte ligada ao processo explicou ao nosso jornal que os três jovens, quando não conseguiam entrar nas habitações, escalavam e arrombavam as fechaduras das portas.
Os militares do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Alenquer começaram a monitorizar a atividade do gang ainda no verão. Na terça-feira foi lançada uma operação que culminou na detenção dos três suspeitos e na apreensão de 22 telemóveis, sete tablets, quatro computadores, dois televisores LCD e relógios.
O CM sabe que o filho do oficial da GNR vive na zona da Azambuja com a mãe e não tem qualquer ligação com o pai. Além de que esta não foi a primeira vez que o jovem foi detido pela prática de crimes.
Os três detidos foram presentes ao Tribunal de Alenquer tendo sido aplicadas as medidas de coação de prisão preventiva a um e de apresentações às autoridades aos outros dois. O CM questionou ontem a GNR, que não quis especificar qual dos suspeitos ficou em preventiva.
O porta-voz da GNR não quis fazer comentários sobre o caso, alegando que o mesmo se encontra em segredo de justiça.
PORMENORES
Vigilância no terreno
Os militares do Núcleo de Investigação Criminal da GNR apostaram durante meses na vigilância dos suspeitos.
Recetação
A Guarda está agora a investigar o local para onde foram levados os bens furtados pelos assaltantes – chegando assim aos recetadores – e as suas origens.
Suspeitos são irmãos
O CM sabe que, para além do filho do comandante da GNR, também foram detidos dois jovens que são irmãos. O gang foi presente a um juiz de instrução no Tribunal de Alenquer.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt