Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
2

30 mil infractores

Todos os dias há entre 20 a 30 mil automobilistas que passam na Via Verde, mas não pagam portagem. E se até agora o processo de cobrança era moroso, a partir de Maio o caso mudará de figura com a implementação de um novo sistema informático que permitirá “reduzir substancialmente” o tempo entre a detecção da infracção e a sua boa cobrança.
16 de Março de 2005 às 13:00
O novo sistema, denominado ‘CollectionsNET’, foi desenvolvido pela Audaxys e está a ser implementado por esta empresa em todas as portagens do País no seguimento da necessidade da Via Verde de “reformular os seus processos de recuperação de receita de portagem”.
De acordo com os dados da Audaxys, “há entre 20 a 30 mil infractores diários”, tendo em conta que alguns destes automobilistas podem passar indevidamente na Via Verde mais do que uma vez por dia. O novo sistema não vai fazer diminuir o número de infractores, mas como acelera o tempo entre a detecção e o contacto com o infractor e a cobrança da respectiva multa poderá dissuadir os automobilistas de utilizarem individamente a Via Verde.
“O controlo já existe, o que este novo sistema vai permitir é um contacto mais rápido com o infractor, que resultará numa redução do tempo entre a detecção da infracção e a cobrança da multa”, explicou ao CM a empresa de desenvolvimento de aplicações para a Indústria do Crédito Especializado.
Com a implementação do ‘CollectionsNET’, os infractores passarão a ser contactados por telefone e não por carta, como até aqui, e, caso se trate de clientes que apresentem comportamentos que indiciem fraude, esse contacto poderá mesmo ser feito por um advogado.
O novo sistema vai começar a ser testado na prática a partir do dia 15 de Maio e deverá estar a funcionar em todas as auto-estradas e pontes com portagem do País em finais desse mês.
NOTAS
CLIENTES
Actualmente circulam nas auto-estradas e pontes com portagem de Portugal perto de 1,7 milhões de veículos com identificadores activos, que geram mais de 500 mil transacções diárias.
EXTENSÃO
O serviço Via Verde foi desenvolvido pela Brisa em conjunto com a SIBS e foi implementado há 13 anos. Hoje está disponível em mais de 113 praças de portagem, em Portugal, e dispõe de mais de 491 corredores.
MULTAS
A falta de pagamento de qualquer taxa de portagem será igual a 10 vezes o valor dessa taxa ou, no caso da impossibilidade de determinar o percurso percorrido, 10 vezes o valor máximo para o troço em causa. Por exemplo, no caso da A5 um automobilista que cometa uma infração na portagem de Carcavelos pagará cinco euros (10 vezes 50 cêntimos), mas se não for possível determinar o percurso pagará 11 euros (10 vezes 1,10 euros).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)