Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
4

Alunos de joelhos durante 45 minutos

Professora justificou acto como um “jogo do castigo”. Pais exigem outra docente.
13 de Janeiro de 2011 às 00:30
Pais e encarregados de educação dos alunos da escola Aida Vieira estão indignados com o castigo
Pais e encarregados de educação dos alunos da escola Aida Vieira estão indignados com o castigo FOTO: Manuel Salvado

Quando saiu da escola na segunda-feira, Catarina "mal se aguentava nas perninhas", conta a mãe, Carla Marques. Tal como os restantes colegas do 2º B, a menina, de 7 anos, tinha estado 45 minutos de joelhos com a cara encostada no chão. "É um castigo que não se pode fazer aos meninos, foi uma fraca ideia que a professora teve, mais valia vir outra docente", lamenta a mãe, que é também funcionária no refeitório da escola.

Mas muitos pais da Escola Básica Professora Aida Vieira, em Lisboa, só souberam o que se tinha passado na aula de Música na terça-feira. "Viemos esperar as crianças às 17h30, mas só saíram quase às seis da tarde. A professora esteve a dizer-lhes que o que tinham feito no dia anterior era um jogo, o jogo do castigo", relata Nuno Pereira, pai de um dos alunos da turma. "Ela deve dar a cara e reconhecer que errou, porque é uma coisa que não pode acontecer. Isto é um bairro e há pessoas que podem não ter a calma que é necessária", alerta.

A indignação tomou conta de pais e encarregados de educação que ontem se reuniram com direcção da escola e professora envolvida. "Disse que era um jogo, não admite que errou", explicou um pai.

O director do Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz, António Almendra, referiu apenas ao CM que está em curso "um processo interno de averiguações".

A docente foi colocada na escola através da Junta de Freguesia de Carnide, entidade promotora das Actividades Extracurriculares, e este é o segundo ano em que dá aulas de Música no Agrupamento. As crianças da escola Professora Aida Vieira têm ainda aulas de Inglês, Ginástica e Expressão Dramática.

ALUNO CASTIGO ESCOLA LISBOA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)