Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
6

Andava com arma na escola

Rapaz disse à GNR que tinha encontrado a pistola no lixo.
7 de Janeiro de 2011 às 00:30
Aluno entrou com a arma na mochila e andou a mostrá-la aos colegas
Aluno entrou com a arma na mochila e andou a mostrá-la aos colegas FOTO: Nuno Fernandes Veiga

A unidade da Escola Segura da GNR de Viana do Castelo apreendeu uma pistola a um jovem de 17 anos, aluno da Escola EB 2,3 e Secundária de Caminha, que a tinha em sua posse, no interior do estabelecimento de ensino.

Ao que apurámos, na manhã de anteontem, o rapaz exibiu a arma a alguns colegas, uma pistola de calibre 6.35 mm, o que gerou algum receio na comunidade escolar.

Um dos seguranças do estabelecimento, ao tomar conhecimento da situação, abordou o aluno e exigiu-lhe a pistola, tendo o rapaz entregue a arma sem qualquer contestação.

Ao tomar conhecimento da ocorrência, a direcção da escola, que, confrontada pelo CM, não quis prestar declarações sobre este caso, comunicou o aparecimento da arma à Escola Segura da GNR. Os militares deslocaram-se de imediato ao estabelecimento de ensino, apreendendo a pistola por volta das 10h00.

Fonte da GNR disse ao CM que o aluno, que tem 17 anos e é, por isso, criminalmente imputável, confessou aos militares que se deslocaram à escola que tinha encontrado a arma junto a um contentor do lixo na vila de Caminha.

"Agora, ao longo da investigação, através do número e da arma, tentaremos verificar o nome em que se encontra o registo, para ver se realmente o que ele diz corresponde à verdade", disse ao CM a mesma fonte.

De resto, a pistola tinha carregador, estava em perfeito estado de conservação, mas encontrava-se descarregada, pelo que não apresentou qualquer perigo para professores e alunos.

Este caso vem levantar novamente a polémica relacionada com a protecção das comunidades escolares no interior dos estabelecimentos de ensino, onde não há qualquer dificuldade em introduzir armas brancas ou, como se viu, armas de fogo.

O aluno em causa entrou com a pistola dentro da mochila, exibindo-a depois aos colegas de turma. A GNR entregou depois a arma no comando da PSP de Viana do Castelo.

ESCOLA CAMINHA ARMA ALUNOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)