Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos

Bispos criticam Governo

Igreja não gostou do timing da aprovação do casamento gay. Mensagens de Natal abordam a polémica.
24 de Dezembro de 2009 às 00:30
Casamento entre pessoas do mesmo sexo separa Igreja e Governo
Casamento entre pessoas do mesmo sexo separa Igreja e Governo FOTO: Ettore Ferrari/EPA

'Todas as épocas seriam más e desaconselhadoras de tão anómala decisão. Esta parece ter sido escolhida para realçar o quanto se pretende machucar a família e desestabilizar a única verdadeira base de uma sociedade'. Sem meios termos, o bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, criticou a decisão do Governo em aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, para mais em vésperas das celebrações natalícias.

Uma opinião partilhada pelo bispo de Setúbal. D. Manuel Martins considerou à Rádio Renascença que a proposta do Governo em altura natalícia 'é uma provocação premeditada à consciência cristã de Portugal'. Para o prelado, tudo não passa de uma manobra de distracção do Governo, 'que se encontra em altíssimas dificuldades para governar como estava habituado'.

Também o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, considera que hoje se assiste à 'desvalorização da família institucionalizada com a pretendida equivalência à instituição familiar de relações afectivas não apoiadas na complementaridade dos sexos'.

Na sua mensagem de Natal, D. Manuel Quintas frisa que 'é esta complementaridade dos sexos, expressa de um modo eminente no dom total e perene do amor entre um homem e uma mulher, por princípio aberto à geração de novas vidas, que constitui a base antropológica da família'.

PORMENORES

PROCRIAÇÃO

O bispo de Viseu considera que 'atribuir o instituto do casamento a outro tipo de uniões que não respeitem a natureza e os objectivos do casamento, nomeadamente a procriação, é um desrespeito à família'.

PACTO NEGADO

O Cardeal-patriarca, D. José Policarpo, negou anteontem qualquer pacto com o primeiro-ministro quanto à legalização do casamento homossexual.

NÃO À PRESSÃO

D. Policarpo realçou que a posição da Igreja pretende 'salvaguardar a verdade acerca do casamento e da família'.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)