Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
5

Camões ‘rei’ em exames nacionais

Provas decisivas para futuro dos alunos arrancaram em todo o País
17 de Junho de 2010 às 00:30
Alunos da Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, após o exame de Português
Alunos da Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, após o exame de Português FOTO: SÉRGIO LEMOS

Luís de Camões fez ontem o pleno nos exames nacionais de Português do 9º e 12º ano, provas realizadas por cerca de 170 mil alunos, com os do básico a afirmarem que a prova foi muito fácil. ‘Os Lusíadas’ foram tema de destaque nos dois exames, com alguns alunos do 12º a serem surpreendidos, porque esperavam a obra ‘Mensagem’, de Fernando Pessoa. 'Estava preparada, mas não esperava ‘Os Lusíadas’. Estava à espera da ‘Mensagem’', comentava Inês Tavares, aluna do 12º ano na Escola Secundária Padre António Vieira.

Outros referiram o facto de o programa relacionar sempre ‘Os Lusíadas’ com a ‘Mensagem’, confessando algum espanto face ao aparecimento da obra camoniana de forma isolada. Mas Edviges Ferreira, da Associação de Professores de Português (APP), disse ao CM que esta objecção 'não tem razão de ser'.

'O programa inclui primeiro aspectos de ‘Os Lusíadas’, depois da ‘Mensagem’ e também da relação entre as obras. O que acontece é que alguns manuais, erradamente, focam apenas a parte da relação', esclareceu. De resto, a APP fez uma avaliação muito positiva dos exames.

'A prova está de acordo com os conteúdos programáticos', refere o parecer relativo ao teste do 12º, frisando que 'as questões estão formuladas de uma forma clara e objectiva, sendo muito semelhantes às que os professores usam na sua prática lectiva'.

Além de Camões, também o ‘Memorial do Convento’, de José Saramago, surge na primeira parte da prova, sendo pedido aos alunos a elaboração de um texto sobre a personagem ‘Blimunda’.

A prova pede, ainda, para interpretar um texto de Vasco Graça Moura, tem uma parte gramatical e fecha com uma composição, na qual os alunos são convidados, com base numa frase de Sophia de Mello Breyner, a reflectir sobre 'a viagem como possibilidade de descoberta do outro e, também, de si mesmo'.

CALENDÁRIO

Ensino Básico: 9.º ano

Amanhã

09h00: Matemática

Ensino Secundário (10.º/11.º/12.º)

Hoje

09h00: Biologia e Geologia

09h00: Matemática Aplicada às Ciências Sociais

09h00: História B

14h00: História da Cultura e das Artes

Amanhã

14h00: Alemão

14h00: Espanhol

14h00: Francês

14h00: Inglês

14h00: Desenho A

21, segunda-feira

09h00: Língua Portuguesa

09h00: Matemática B

09h00: Matemática A

14h00: História A

22, terça-feira

09h00: Física Química A

09h00: Geografia A

23, quarta-feira

09h00: Geometria Descritiva A

09h00: Economia A

VEJA AQUI A PROVA E RESPECTIVA CORRECÇÃO:

Prova Escrita de Língua Portuguesa

Critérios de Correcção da Prova

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)