Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
6

Cirrose mata 15 mil por ano

Consumo abusivo de álcool faz aumentar número de doentes hepáticos em Portugal. Especialistas dizem que muitos casos não são tratados.
11 de Março de 2011 às 00:30
Jovens consomem cada vez mais álcool, o que faz aumentar o número de casos de doença do fígado em Portugal. Muitos não têm tratamento
Jovens consomem cada vez mais álcool, o que faz aumentar o número de casos de doença do fígado em Portugal. Muitos não têm tratamento FOTO: Jupiterimages

Os casos de cirrose estão a aumentar em Portugal, afectando já 20 mil pessoas por ano. O consumo excessivo de álcool e a hepatite C são causas da doença hepática, que é responsável por 10 mil a 15 mil mortes anualmente. Cerca de mil têm cancro do fígado, sem indicação para transplante.

O especialista em doenças hepáticas Carneiro Moura, do Instituto de Medicina Molecular, afirmou ao CM que há "cada vez mais adolescentes a beber excessivamente, e que aparecem nos hospitais pessoas jovens, entre os 30 e os 40 anos, com cirrose, doença que só se manifesta ao fim de muitos anos".

Já a hepatite C infecta 150 mil pessoas. Ao fim de 20 anos de infecção, 25% dos casos evoluem para a cirrose e 2 a 5% para tumor maligno do fígado.

Face à dimensão do problema, Carneiro Moura afirma que os "clínicos gerais devem estar alerta para as alterações das análises e, se necessário, pedir mais exames ao vírus da hepatite C, porque os doentes não estão a ser diagnosticados e não estão a receber tratamento".

O tema está a ser debatido no 4º Congresso Português de Hepatologia, que decorre em Aveiro.

PAÍS TEM DOBRO DA MORTALIDADE POR PNEUMONIA

A taxa de mortalidade por pneumonia em Portugal, em 2008, foi quase o dobro da média europeia, segundo dados da Fundação Portuguesa do Pulmão (SPP). A taxa de mortalidade nos 150 mil casos de pneumonia registados nesse ano foi de 27,8 por cem mil habitantes, número bastante cima dos 15,7 da média europeia. "Na realidade, temos um número de casos de pneumonia muito elevado, que tem vindo a subir, assim como a mortalidade. Penso que é necessário investigar por que é que isto acontece", disse o presidente da SPP, Teles de Araújo.

ÁLCOOL CIRROSES MORTES PNEUMONIA SAÚDE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)