Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
5

Clientes recebem 125 mil € em Março

Todos os clientes do BPP com produtos de retorno absoluto vão receber até 125 mil euros o mais tardar a 31 de Março. A garantia foi dada ontem ao CM pelo secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina. Mais 125 mil euros estão garantidos pelo Estado através do Fundo Especial de Investimento (FEI), que será constituído para pagar àqueles depositantes.
6 de Janeiro de 2010 às 00:30
Costa Pina diz que o Estado tem garantias no valor de 672 milhões
Costa Pina diz que o Estado tem garantias no valor de 672 milhões FOTO: Natália Ferraz

'Dos três mil clientes de retorno absoluto, cerca de 3/4 têm 1/4 quarto do total das aplicações e 1/4 têm 3/4 quartos do dinheiro investido', refere. Segundo o responsável, 'a grande concentração das aplicações é acima de um milhão de euros, mas o maior número de clientes está abaixo dos 250 mil'.

Costa Pina diz que até 1/3 dos clientes pode receber metade das aplicações através do Fundo de Garantia de Depósitos (paga até 100 mil euros) e do Sistema de Indemnização aos Investidores (paga até 25 mil).

'A nossa convicção é de que, tendo em conta o accionamento do fundo e do sistema, e com a valorização da carteira, a recuperação será automática e sustentada', afirma Costa Pina, acrescentando 'que será possível, no final de quatro anos, que os clientes recuperem tudo'. A solução 'não envolverá a utilização de dinheiros públicos', garante. E se a Banca decidir impugnar a solução? O governante lembra os apoios dados ao sector na crise, e avisa: 'Se os bancos entenderem não querer cumprir a lei e suscitarem uma questão de legalidade é uma opção que não me parece muito adequada.'

BPN VENDIDO COM PASSIVO

O Banco Português de Negócios (BPN) será vendido este ano,e quem o comprar terá de ficarcom o passivo, afirmou ao Correio da Manhã o secretário de Estadodo Tesouro, Carlos Costa Pina.

'Esperamos ter o caderno de encargos disponível até Abril', afirmou o governante, acrescentando que está a ser 'definido o perímetro de privatização', de que dependerá o valor do passivo que será suportado pelo comprador. A venda dealgum crédito malparado antesda alienação ou a venda em blocode todos os activos e passivos são soluções que estão a ser estudadas.

'Queremos que o BPN, com este nome ou com outro, continuea dar o seu contributo à economia. Estamos a falar de um banco que, apesar dos seus problemas, continuou a dar crédito às empresas', afirmou.

SAIBA MAIS

24 DE NOVEMBRO 2008

O Banco de Portugal intervémno Banco Privado Portuguêsdepois de ser recusado um novo empréstimos de 700 milhões.

l672

O Governo diz que tem garantias de 672 milhões de euros sobre activos do BPP e que contratualizou que as garantias teriam de ser sempre vinte por cento superiores às verbas emprestadas.

10

Vários empresários angolanos, entre eles alguns militares, têm aplicações no retorno absoluto superiores a dez milhões de euros realizadas através dos escritórios do BPP na África do Sul.

PROCESSOS NO MP

Só o Banco de Portugal já enviou para o Ministério Público oito queixas-crime sobre osex-responsáveis do BPP.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)