Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
1

Degola idosa e rouba trocos

Cliente de café atacou Felícia Baltazar, 77 anos, com faca, em assalto falhado de dinheiro e ouro.
5 de Julho de 2011 às 00:30
Felícia Maria Baltazar, 77 anos, foi assassinada dentro do seu café por um cliente que conhecia, ao final da tarde de 21 de Junho. A investigação da PJ chegou na sexta-feira ao autor do crime
Felícia Maria Baltazar, 77 anos, foi assassinada dentro do seu café por um cliente que conhecia, ao final da tarde de 21 de Junho. A investigação da PJ chegou na sexta-feira ao autor do crime FOTO: Diogo Pinto

O carpinteiro reformado, aos 46 anos, era cliente habitual do café de Felícia Maria Baltazar, brutalmente assassinada no mês passado, na Baixa da Banheira, Moita. Sabia que a vítima vivia ao lado do estabelecimento e pensou que lhe conseguia roubar dinheiro e ouro. Assim, na tarde de 21 de Junho, calçou luvas, guardou no bolso uma faca com lâmina em forma de foice e esperou no café que saísse o último cliente para atacar a mulher. Quando esta resistiu ao roubo, degolou-a – e acabou por só conseguir roubar moedas da caixa-registadora.

A Polícia Judiciária de Setúbal começou por reconstituir o final de tarde no café – quem entrou e quem saiu, a que horas – e chegou a dois suspeitos, ambos clientes. Um deles, agora detido e já em prisão preventiva, denunciou-se pelo nervosismo e contradições no discurso, quanto às horas a que saíra do estabelecimento e por falar em dois homens que disse ter visto entrar, até que chegou à PJ a prova fatal: ADN.

Entre as perícias feitas junto ao cadáver da vítima de 77 anos, deixado de bruços e envolto numa poça de sangue, foram recolhidas provas essenciais que levaram ao homicida.

Quase mudo, depois de lhe terem retirado a laringe numa operação, o carpinteiro acabou por confessar tudo e reconhecer que o móbil do crime era um roubo. Que falhou.

Felícia Maria Baltazar moita assalto polícia judiciária
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)