Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
5

Dirigente do PS ouvido no Freeport

André Figueiredo assumiu a autoria e envio da mensagem ao promotor do Freeport em nome do líder do PS como comunicação do partido via Internet.
11 de Agosto de 2010 às 00:30
André Figueiredo é o operacional de José Sócrates no Partido Socialista e aparece também nas escutas do ‘Face Oculta’
André Figueiredo é o operacional de José Sócrates no Partido Socialista e aparece também nas escutas do ‘Face Oculta’ FOTO: Pedro Catarino

André Figueiredo, secretário-geral adjunto do PS, foi inquirido na investigação do Freeport para explicar o email de José Sócrates ao arguido Charles Smith, em vésperas das eleições legislativas de 2005. O dirigente assumiu a autoria daquela mensagem e alegou tratar-se de comunicação eleitoral em páginas do PS na Internet em nome de José Sócrates.

Confrontado com o documento apreendido no computador de Charles Smith, o homem-forte nas campanhas do PS declarou reconhecer o email como autêntico. Confirmou o endereço de ‘josesocrats@ps.pt’ dirigido a ‘charles-smith@mail.telepac.pt'. Para explicar o contacto, Figueiredo alegou que poderia ter origem nas listas das estruturas do PS, ou então poderia ter sido o próprio Charles Smith a inscrever-se em alguma das várias páginas do PS na Internet. O socialista disse ainda que o tópico ‘Mensagem Pessoal’ no email - que gerou dúvidas aos investigadores sobre a relação de Sócrates com Smith - afirmou ser uma forma de personalizar a mensagem, referindo outros tópicos como ‘Boas Festas’ ou ‘Bom Ano’.

DEFENDE LÍDER SÓCRATES NO FACEBOOK

André Figueiredo usa a sua página do Facebook para defender José Sócrates e o PS. 'Parece estranho, e até julgo que pode não haver qualquer ligação. Mas quando o PSD subiu nas sondagens e o PS desceu, nunca mais se ouviu na comunicação social falar do caso Freeport, contudo, quando o PSD começa a descer nas sondagens e o PS sobe, não se pára de falar no Freeport... estranho? ou talvez não...', escreve o dirigente o PS. André Figueiredo refere sempre o processo Freeport como um caso político. 'Um processo que sempre foi mais intenso em véspera de eleições', diz.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)