Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
9

“Educada pelo assassino do pai”

Família do advogado morto está revoltada com a libertação do homicida, que ficará em domiciliária na casa onde vive a neta, filha da vítima.
17 de Setembro de 2011 às 00:30
Ferreira da Silva, pai da juíza Ana Carriço, matou a tiro o ex-genro Cláudio Rio Mendes
Ferreira da Silva, pai da juíza Ana Carriço, matou a tiro o ex-genro Cláudio Rio Mendes FOTO: Joana Correia

Sete meses depois de ter assassinado a tiro o genro, Cláudio Rio Mendes, no parque da Mamarrosa, em Oliveira do Bairro, Ferreira da Silva, de 65 anos, será libertado da cadeia de Aveiro.

Os juízes da Relação de Coimbra consideram que não existe perigo de continuação da actividade criminosa e, como tal, determinaram que o homicida, pai da juíza Ana Carriço, aguarde julgamento em prisão domiciliária.

A decisão revoltou a família de Cláudio, que não aceita que o engenheiro passe a conviver com a neta, de 4 anos, filha do advogado. "Imaginar o assassino a brincar com a filha do homem que abateu dá-me voltas ao estômago. A menina será educada pelo assassino do pai", escreveu o irmão da vítima, Modesto Mendes, no Facebook.

No acórdão, os juízes desembargadores salientam que as circunstâncias em que ocorreu o crime são irrepetíveis e que o homicídio apenas foi despoletado pelo choque de personalidades entre Ferreira da Silva e o ex-genro e não devido à luta pelas visitas à menina.

IDADE E FALTA DE ANTECEDENTES ATENUAM PERIGO

A defesa do engenheiro tinha já interposto três recursos para a Relação de Coimbra, de forma a que o homicida passasse para prisão domiciliária. A Relação deu provimento a dois desses recursos no início deste mês. Nos despachos, os juízes consideram que a idade já avançada do arguido e a ausência de antecedentes criminais atenuam o perigo que este poderia constituir para a comunidade. Dizem ainda que o arguido está bem integrado socialmente e que tem uma inteligência acima da média.

ENGENHEIRO HOMICÍDIO GENRO JUÍZA PRISÃO OLIVEIRA DO BAIRRO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)