Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
2

Erros médicos em 37 hospitais

Troca de medicamentos, objectos esquecidos no doente após cirurgia e lesões em recém-nascidos foram algumas das queixas investigadas.
9 de Abril de 2011 às 00:30
Cirurgia, ortopedia e obstetrícia são as especialidades médicas que mais queixas suscitaram contra os profissionais e hospitais
Cirurgia, ortopedia e obstetrícia são as especialidades médicas que mais queixas suscitaram contra os profissionais e hospitais FOTO: Pedro Galego

A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde abriu 138 processos de investigação, entre 2008 e 2010, que resultaram em pedidos de indemnização no valor de 26 milhões de euros. Do total de processos desencadeados em 37 hospitais, sete foram de natureza criminal e 26 de natureza cível. As restantes são queixas de origem administrativa.

Entre as reclamações que motivaram a investigação estão dois casos de lesões em recém-nascidos, um relacionado com corpos estranhos deixados no doente durante o acto cirúrgico e 13 incidentes com transfusões de sangue. Há ainda 20 casos de infecções resultantes da assistência médica/enfermagem, 14 erros na administração de medicamento e 17 erros na identificação do doente.

As especialidades médicas que mais reclamações originaram no triénio 2008/2010 foram Cirurgia (21 processos), Ortopedia (21), Obstetrícia (17), Ginecologia (13) e Medicina Interna (quatro casos).

Contactada pelo CM, a Ordem dos Médicos não se pronunciou sobre o relatório da inspecção devido à ausência do bastonário, que se encontra no estrangeiro.

HÁ HOSPITAIS SEM TRIAGEM NA URGÊNCIA

Há hospitais que ainda não possuem um sistema de triagem (Manchester) na Urgência, que avalia os critérios de prioridade dos doentes. Dos 56 hospitais que responderam ao inquérito da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde, cinco unidades mencionaram não possuir nenhum sistema de triagem, quatro unidades disseram possuir outro sistema e um hospital disse ter modificado o sistema de triagem de Manchester. Vinte e cinco estabelecimentos disseram não ter sistema que avalia a ocorrência de incidentes adversos com os doentes.

 

urgências hospitais erros médicos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)