Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
4

Mais rigor ao FC Porto

Polícia quer que a direcção dos portistas aumente o número de stewards que vão revistar os cerca de três mil benfiquistas presentes no Dragão.
30 de Abril de 2010 às 00:30
Mais rigor ao FC Porto
Mais rigor ao FC Porto FOTO: António Rilo

A PSP do Porto revelou ontem que exigiu mais segurança aos dirigentes dos azuis-e-brancos para impedir que as claques do Benfica fiquem propositadamente retidas muito tempo na revista para entrar no Estádio do Dragão. As autoridades pediram ao FC Porto mais meios humanos nas portas de acesso aos adeptos do clube adversário, frisando que em clássicos anteriores o clube colocou poucos assistentes de recinto desportivo (stewards) a receber milhares de benfiquistas. 'Este ano tratámos, em conjunto com o FC Porto, do reforço dos assistentes para evitar esse tipo de problemas', disse ontem o subintendente José Fernandes, responsável pelo plano de segurança de um jogo considerado de alto risco. O subintendente sublinhou que a PSP já distribuiu junto das casas do Benfica as recomendações que considera importantes para quem se desloque ao recinto.

Estão convocados 750 agentes, 500 dos quais para o interior e para as imediações do estádio. Os outros 250 vão acompanhar de perto as claques dos No Name Boys e dos Diabos Vermelhos, que viajam em dois comboios especiais provenientes de Lisboa. São a maioria dos cerca de três mil benfiquistas previstos para assistir ao encontro no Dragão. Os comboios chegam à Estação de Campanhã, no Porto, a meio da tarde, e são recebidos por duas centenas e meia de polícias do Corpo de Intervenção e agentes à civil. Os benfiquistas serão conduzidos, a pé e em cordão apertado, cerca de 2,5 quilómetros, desde Campanhã até ao estádio. Se não houver incidentes, o percurso faz-se em cerca de meia hora, disse a PSP. A polícia quer que aquelas claques entrem no estádio a partir das 18h30. Os adeptos da Luz só têm acesso através dos sectores 22, 23 e 24. De acordo com a PSP, a comitiva do Benfica (direcção, técnicos e jogadores) merecerá tratamento idêntico aos jogos de alto risco ou de competições europeias. Ou seja, têm batedores e policiamento. As claques dos Dragões também terão vigilância reforçada e apertada de forma a não poderem passar perto dos benfiquistas. 'Considero os meios adequados e suficientes para um jogo de futebol com sentido de festa', concluiu o subintendente José Fernandes.

PERFIL

Olegário Benquerença nasceu a 18/10/1969 em Leiria (40 anos). Bancário de profissão, subiu ao 1.º escalão em 1997 e tornou-se internacional em 2000. Foi já nomeado pela FIFA para o Mundial de 2010.

OLEGÁRIO APITA JOGO DO TÍTULO 

Olegário Benquerença foi ontem nomeado para dirigir o clássico de domingo entre FC Porto e Benfica. O árbitro internacional – que arbitrou o Inter-Barcelona (3-1) das meias-finais da Liga dos Campeões – já esteve em três jogos de dragões e águias nesta época. Olegário apitou o Benfica-FC Porto (0-1), em 2004/05, que ficou célebre por um golo anulado a Petit, após Vítor Baía defender a bola já depois da linha de baliza. E mostrou ainda o último cartão amarelo a Miki Fehér no fatídico V. Guimarães-Benfica (0-1), em 2003/2004. 

O OLHAR DO ADEPTO - Olegário Benquerença é uma boa escolha para o clássico?

'É uma boa escolha pela experiência internacional, pela maneira como consegue dirigir grandes encontros. Mas também tem esqueletos no armário. Às vezes comete erros e em alguns jogos deixa muito a desejar. No Inter-Barcelona, partida de alta pressão, protagonizou uma boa actuação, tendo em conta a qualidade dos intervenientes. Quanto maior o índice competitivo, mais o papelda equipa de arbitragem tem de ser qualificado.' - Hernâni Gonçalves, FC Porto

'Uma nomeação politicamente correcta. Até parece que, em 2009/2010, Vítor Pereira andou a guardar Olegário numa redoma parao poder mandar ao Dragão sem uma nodoazinha no equipamento. Mas no futebol, tal como na política, o que parece 'é'. Resta saber a que treinador é que Benquerença vai oferecer as insígnias da FIFA.Mas para isso é preciso esperar pelo final do jogo. Para isso e para muitas coisas mais, evidentemente.' - Leonor Pinhão, Benfica 

 

CROATA NIKIKA JELAVIC REFERENCIADO NA LUZ

Nikika Jelavic, avançado croata do Rapid Vienna, de 24 anos, é um dos nomes referenciados pelo técnico Jorge Jesus para a próxima temporada. De acordo com a imprensa austríaca, o jogador formado nos croatas do Hajduk Split tem sido seguido por olheiros das águias.

Esta época, Jelavic (1,86 m e 84 kg) já apontou oito golos em 17 partidas pelo Rapid Viena, na Liga, mais cinco na Liga Europa, em sete presenças, sempre como titular. Com contrato até 2012 com os austríacos, está avaliado em cerca de 5 milhões de euros e é visto como uma das emergentes figuras do futebol croata, depois do final da geração de estrelas como Prosinecki, Suker, Boban, entre outros.

Entretanto, prosseguem as negociações entre Benfica e Boca Juniors com vista à transferência do argentino Nicolás Gaítan, médio criativo da equipa de Buenos Aires, de 21 anos, e uma das prioridades dos encarnados para a época 2010/2011.

APONTAMENTOS

CARDOZO RECUPERA 

Oscar Cardozo está a recuperar de um traumatismo e entorse no tornozelo esquerdo, mas a sua presença no jogo frente ao FC Porto, domingo (20h15, Sport TV1), continua em dúvida.

SAVIOLA TITULAR 

Saviola deverá ser titular diante do FC Porto. O argentino esteve lesionado (fractura num dedo do pé direito) durante largo período mas regressou na goleada (5-0) ao Olhanense.

BILHETES DEIXAM SITE KO 

O site do Benfica esteve em baixo durante quase todo o dia de ontem devido ao início da venda de bilhetes para o jogo com o Rio Ave, da 30.ª jornada.

 

NOTAS

EM DÚVIDA: RUBEM AMORIM 

Ruben Amorim tem uma distensão muscular da parede abdominal e permanece em dúvida para o clássico de domingo no Dragão. O médio lesionou-se diante do Olhanense (5-0).

'FC PORTO É FAVORITO': ZAHOVIC

Zahovic foi campeão no FC Porto e no Benfica e não tem dúvidas em afirmar que os azuis-e--brancos são favoritos para o clássico de domingo: 'Tudo farão para que o rival não festeje'.

URRETA: ALVO DO NÁPOLES 

Urreta, extremo uruguaio cedido pelo Benfica ao Peñarol, está na agenda do Nápoles para a próxima temporada. Ao que o ‘CM’ apurou, o Benfica não pretende abrir mão do jogador.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)