Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
7

Matam padrasto a mando da mãe

A Polícia Judiciária chegou rapidamente aos três suspeitos do homicídio de António Ferreira, o homem encontrado esfaqueado e amarrado num eucaliptal da freguesia de Tremez, Santarém, na tarde de sábado. A esposa, de 42 anos, e dois enteados, com 15 e 22 anos, foram detidos ontem durante a madrugada. Os dois adultos vão ser hoje presentes a um juiz de instrução criminal no Tribunal de Santarém, mas o adolescente saiu em liberdade e terá de ser notificado pelo Tribunal de Menores.
3 de Agosto de 2009 às 02:00
O corpo de António Ferreira, de 57 anos, foi encontrado amarrado e coberto com um saco num eucaliptal da zona de Tremez, em Santarém
O corpo de António Ferreira, de 57 anos, foi encontrado amarrado e coberto com um saco num eucaliptal da zona de Tremez, em Santarém FOTO: João Nuno Pepino

António foi visto pela última vez na sexta-feira, por volta das 20h00, quando saiu de casa, no Entroncamento, para ir buscar a esposa a Vale de Figueira, concelho de Santarém, onde esta residia sozinha durante parte do mês. Ao chegar, terá sido recebido pelos dois enteados, que o esfaquearam e espancaram até à morte, alegadamente para lhe roubar o dinheiro da reforma. António Ferreira, de 57 anos, estava aposentado da Câmara Municipal do Entroncamento e tinha recebido no dia 22 de Julho cerca de 1300 euros da reforma e do subsídio de férias.

A mando da mãe, os dois jovens amarraram o corpo, enfiaram-no dentro de uma saca e levaram-no no próprio carro de António Ferreira até ao eucaliptal de em Tremez, a 25 quilómetros dali.

Ainda na noite do crime, por volta das 23h00, a mulher telefonou a uma das filhas de António dizendo--se preocupada com o facto de ele ter o telemóvel desligado e de não dar notícias. Depois de terem ido buscar a mulher a Vale de Figueira, duas filhas da vítima dirigiram--se à PSP do Entroncamento para comunicar o desaparecimento do pai. No sábado, a esposa telefonou várias vezes à polícia, contando que António andava a receber ameaças, um comportamento que as autoridades consideraram suspeito.

Acabou por ser detida por elementos da Secção de Homicídios da PJ de Lisboa, no Entroncamento, às 03h00 de domingo. É suspeita de ter ordenado o crime.

'SÓ VINHA TER COM ELE QUANDO QUERIA DINHEIRO'

Um amigo de longa data de António Ferreira, que pede para não ser identificado, disse ao CM que o casal tinha uma relação muito 'complicada'. 'Eles estavam casados há quatro anos, mas ela quase nunca viveu no Entroncamento com ele. Se contarmos os dias que estiveram juntos, nem sequer aqui passou três meses', conta.

'Todos os amigos o avisavam de que ela só vinha ter com ele quando precisava de dinheiro, mas ele tinha uma obsessão desmesurada por ela, quase como se estivesse enfeitiçado', acrescentou. A vítima mortal tinha três filhas já adultas do primeiro casamento, que não viam com bons olhos o novo relacionamento do pai. A principal suspeita de ser a mentora do crime tem cinco filhos, todos de relacionamentos diferentes, segundo conta o mesmo amigo da família.

LEVADO PELOS HOMICIDAS NO SEU PRÓPRIO CARRO

A Polícia Judiciária apurou que o corpo de António Ferreira foi transportado de Vale de Figueira para Tremez no seu próprio carro, um Peugeot 106 que acabou por ser encontrado ontem, abandonado, numa zona de mato perto da Golegã.

O carro, que já foi alvo de uma peritagem forense, tinha vestígios de sangue no interior, sinal dos ferimentos que os enteados provocaram a António. O carro apresentava chapas de matrícula falsas, pertencentes a um Volkswagen Polo de um homem da Chamusca que tinham sido dado como roubadas.

A mãe foi detida em casa das enteadas, no Entroncamento.

PORMENORES

MENOR SOLTO

O jovem de 15 anos foi solto por ser menor. O caso será entregue ao Tribunal de Família e Menores, que vai notificar o jovem para prestar declarações.

ANTECEDENTES

O filho mais velho, de 22 anos, tem antecedentes criminais e é suspeito de estar envolvido em casos de furto e roubo.

BOMBEIRO VOLUNTÁRIO

António Ferreira era reformado e foi elemento dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento durante vários anos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)