Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
8

Mendes em Viseu com Ronaldo

Cristiano Ronaldo chegou ontem a Viseu, tal como o seu empresário, Jorge Mendes, que tudo está a tentar fazer para que o jogador troque o M. United pelo Real Madrid. Entraram no Hotel Montebelo em carros separados, mas o CM sabe que viajaram juntos de Lisboa até Teivas, local próximo de Viseu, onde o jogador deixou Mendes e entrou numa carrinha dos seguranças da Selecção. A viatura não abrandou junto à porta do hotel, o que provocou a revolta das centenas de pessoas que esperavam Ronaldo.

24 de Maio de 2008 às 13:00
Cristiano Ronaldo no hotel da selecção nacional, em Viseu, com Bruno Alves, Jorge Ribeiro e Deco
Cristiano Ronaldo no hotel da selecção nacional, em Viseu, com Bruno Alves, Jorge Ribeiro e Deco FOTO: Francisco Paraíso

Em causa poderá estar um negócio recorde na história do futebol: 80 milhões de euros. O anterior máximo também pertence aos merengues: a Juventus recebeu 75 milhões em 2001 por Zidane.

A eventual transferência de Ronaldo, aliás, está a provocar uma guerra aberta entre o United e o Real. O jogador tem contrato com os ingleses até 2012, mas ontem abriu a porta de saída ao afirmar, em Lisboa, que dentro de duas semanas irá haver 'novidades' sobre o seu futuro.

Ronaldo ganha 8,5 milhões de euros por ano e estará descontente pelo facto de os ingleses ainda não o terem aumentado para 13 milhões, promessa que lhe terá sido feita no início desta temporada.

Assim que confirmou a eventual insatisfação daquele que foi considerado o melhor jogador da Liga inglesa nas duas últimas épocas, o presidente madrileno, Ramon Calderón, afirmou que Ronaldo está no United contra a sua vontade e frisou que 'o tempo da escravatura terminou há muitos anos'.

Alex Ferguson não perdeu tempo: acusou o Real de 'falta de ética' e garantiu que os merengues nunca ficarão com Ronaldo. 'Acham que podem passar por cima de todo o Mundo, mas não farão isso connosco', criticou o técnico do Manchester, repudiando o constante assédio público feito por Calderón. Ferguson lembrou também que David Beckham e Van Nistelroy só foram para o Real Madrid porque o United não se opôs: 'Nós é que os quisemos vender.'

'NAS PRÓXIMAS DUAS SEMANAS HÁ NOVIDADES' (Ronaldo recusou confirmar se fica no M. United)

– Perante a temporada que está a fazer, só lhe falta ganhar o Euro?

Ronaldo – É um sonho e seria o culminar de uma grande época. Sabemos que é difícil, mas temos de acreditar que é possível. O primeiro jogo é fundamental (Turquia, 7 de Junho). Vamos estar todos juntos em Viseu e depois na Suíça e temos condições para criar um grande grupo.

– Vai estar em forma no Europeu?

– Espero bem que sim. Eu quero, mas vamos ver. Espero que possa estar bem, que é o mais importante, e que a equipa possa conquistar os seus objectivos.

– Fica no M. United ou admite ir para o Real Madrid?

– Tenho contrato com o Manchester e é no Manchester que vou falar. Nas próximas duas semanas, se calhar, haverá mais novidades.

– Já pensou no que vai ser a próxima temporada?

– Desde que estou no Manchester tenho melhorado de ano para ano. Esta época foi, de facto, espectacular. Consegui marcar muitos golos e alcancei dois títulos importantíssimos para o Manchester: a Liga inglesa e a Champions. Para o ano vou tentar fazer ainda melhor.

– Vai fazer alguma aposta com Scolari como fez com Alex Ferguson em relação ao número de golos que ia marcar na Liga inglesa?

– Não. Sou um jogador de momentos. Sei daquilo que sou capaz e por isso não preciso de apostar nada com ninguém.

– O penálti falhado na Liga dos campeões diante do Chelsea....

– ... porque é que não falam no bom golo que marquei na final da Champions? O que importa é que ganhámos. Além disso sou sempre um jogador optimista, nunca perco a confiança.

NEREIDA ALIADA DO REAL MADRID

O Real Madrid conta com uma forte aliada para conseguir a contratação de Cristiano Ronaldo: Nereida Gallardo, a namorada do jogador do Man. United.

Segundo soube o CM, Nereida não gosta de Inglaterra e tem pedido ao nº 7 da selecção nacional para equacionar a transferência para Espanha.

'VAMPIROS' ATACAM EM VISEU

A UEFA efectuou ontem um controlo antidoping surpresa à selecção portuguesa, após o treino, recolhendo amostras de urina e de sangue a dez futebolistas.

Os jogadores submetidos ao controlo foram Simão, Nuno Gomes, João Moutinho, Miguel, Quim, Deco, Rui Patrício, Ricardo Quaresma, Petit e Miguel Veloso.

A UEFA já tinha anunciado que iria promover controlos antidoping, dentro e fora dos relvados, a todas as selecções presentes na fase final do Euro’2008.

'O futebol tem muita reputação na luta contra o doping e, agora, com a decisão de introduzir os controlos se sangue no Euro, dentro e fora de competição, vamos ainda mais longe nos nossos controlos', afirmou Platini.

FERREIRA FOI ONTEM PAI

Paulo Ferreira foi pai pela segunda vez. Maria Leonor nasceu ontem às 18h00 de cesariana, numa clínica do Porto. O defesa do Chelsea chegou ao início da tarde a Portugal e deslocou-se de imediato para a unidade hospitalar, onde a mulher já se encontrava em trabalho de parto.

Por esse motivo, o internacional português não chegou a Viseu com Ronaldo, Nani e Ricardo Carvalho. Foi autorizado pela Federação Portuguesa de Futebol a chegar mais tarde ao estágio da Selecção.

REACÇÕES

'Figo e Fernando Couto vão juntar-se a Eusébio como embaixadores oficiais da selecção nacional.' - G. Madaíl, Presidente da FPF

'Seria um orgulho conquistar alguma coisa importante pela Selecção.' - Deco, Médio

'Estive sempre confiante, apesar de algumas críticas, o que é normal face ao momento menos bom que atravessei. Temos um grupo forte e quero continuar nele.' - Miguel Veloso, Médio

DECO NO NOTÁRIO PARA RENOVAR O BI

Deco teve ontem uma saída fora do programa da selecção nacional: de manhã foi à Conservatória do Registo Civil de Viseu para tirar o Bilhete de Identidade (BI).

O futebolista tinha perdido o documento na viagem entre Barcelona e Viseu, na segunda-feira.

O CM apanhou o jogador às 09h30, à entrada do notário. Estava acompanhado pelo presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Alberto Oliveira, e por elementos da segurança da Federação.

No notário estava uma dezena de pessoas para serem atendidas mas Deco, em sintonia com o director dos serviços, pediu licença para passar à frente. As pessoas cederam-lhe a vez com gosto e em troca receberam autógrafos e tiraram fotografias com ele. Uma hora depois o jogador voltava ao hotel Montebelo com novo BI.

À tarde, o médio do Barcelona reconheceu que fez 'a pior época de sempre', por culpa das lesões, mas afirmou estar esperançado em fazer um bom Europeu.

'Não tenho nenhum resquício da lesão. Se jogar vou fazer grandes jogos', garantiu Deco, que tem um desejo: 'É um sonho estarmos na final, como em 2004. Mas agora é para vencer.'

'FOI RÁPIDO DE MAIS'

Miguel Veloso, um dos estreantes na selecção nacional, garante que está integrado no grupo e pronto para ajudar. 'Estou bastante satisfeito por estar aqui e desejo continuar. É um grupo muito forte', adiantou o jogador, considerando que a sua ascensão foi 'rápida de mais'. Instado a comentar o caso das ‘bundas’ grandes desencadeado por Scolari, o jogador não respondeu à questão.

MIGUEL FEZ SÓ CORRIDA

No treino de ontem, Miguel e Deco estiveram em destaque mas por motivos diferentes. Enquanto o lateral apenas se limitou a fazer corrida, o médio passou das palavras aos actos e deu show, apontando três golos. A sessão de trabalho de ontem foi presenciada por 1600 adeptos, que não se cansaram de chamar pelos seus ídolos e no final colocaram uma bandeira gigante nas bancadas. n a.p.

HUGO ALMEIDA COMEMOROU 24 ANOS DE VIDA

A comitiva da selecção nacional cantou ontem à noite os parabéns a Hugo Almeida, que festejou 24 anos. O avançado, que actua no Werder Bremen, nasceu na Figueira da Foz.

ADEPTOS DA SELECÇÃO

'SELECÇÃO É FANTÁSTICA' (Tomoyo, Pasteleira, Japão)

'Cristiano Ronaldo é muito bom, mas estou aqui pelo Paulo Ferreira. A Selecção de Portugal é fantástica.'

'RONALDO TRAZ ENTUSIASMO' (Tiago Nunes, Carpinteiro)

'Cristiano Ronaldo é o melhor do Mundo. Com ele aqui, o entusiasmo em Viseu será ainda maior.'

'VOU APOIAR AINDA MAIS' (Anabela Pereira, Empregada fabril)

'Vim esperar o Cristiano Ronaldo. Tenho apoiado a Selecção desde que chegou a Viseu e, agora, ainda mais.'

NOTAS

RONALDA: CANTA DOMINGO

A irmã de Cristiano Ronaldo vai participar no concerto de Tony Carreira de apoio à Selecção, que se realiza amanhã em Viseu, às 20h00, na Feira de S. Mateus.

ESTÁGIOS: EMPRESÁRIOS

Scolari permite que os empresários visitem os jogadores que representam nos estágios da selecção nacional. Mas a conversa só pode durar até às 23h00.

NANI: QUIS MARCAR PENÁLTI

Nani revelou ontem que pediu ao técnico do M. United, Alex Ferguson, para marcar um dos penáltis na final da Champions. 'Foi bater a bola e vê-la no fundo das redes', disse.

VISITA: CRIANÇAS FELIZES

João Moutinho, Petit e Raul Meireles, bem como a equipa técnica, fizeram ontem as delícias das crianças internadas na Pediatria do Hospital S. Teotónio, em Viseu.

SÓCRATES: VISITA ADIADA

José Sócrates, que ontem tinha previsto visitar, a título particular, a comitiva em Viseu, cancelou o encontro ao início da tarde e adiou-o para a semana, na quarta-feira.

 

Ver comentários