Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos

Morreu irmão do Presidente

António Cavaco sofria de uma doença neurodegenerativa, diagnosticada aos 55 anos.
23 de Abril de 2010 às 00:30
O Chefe de Estado numa visita ao seu irmão, internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa
O Chefe de Estado numa visita ao seu irmão, internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa FOTO: Tiago Sousa Dias

António Cavaco Silva, irmão do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, morreu ontem de manhã, aos 63 anos, no hospital da Luz, em Lisboa. O funeral realiza-se hoje às 15 horas na terra natal da família, em Boliqueime, no Algarve.

O irmão do Chefe de Estado sofria de esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa progressiva, que lhe foi diagnosticada aos 55 anos.

A esclerose lateral amiotrófica é uma patologia que vai atingindo os músculos e fazendo com que os doentes fiquem cada vez mais incapacitados, perdendo a força muscular.

Este tipo de pacientes vai-se tornando cada vez mais dependente das outras pessoas mas, apesar de cada vez mais debilitados, mantém as suas capacidades mentais .

Em Outubro do ano passado, Cavaco Silva foi à inauguração de uma exposição do seu irmão, ‘Paisagens de Luz’ – um conjunto de Aguarelas –, na unidade de cuidados paliativos, no hospital da Luz. Pintor autodidacta, António Cavaco Silva fez toda a sua aprendizagem através de leitura, observação e experimentação. O Presidente manteve ontem a sua agenda. O CM não conseguiu obter confirmação da Presidência.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)