Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
3

Pilotos trocam insultos na net

Um comandante escreveu sobre a sua indignação por ter viajado em classe económica. Os colegas chamaram nomes aos responsáveis pelo voo.
25 de Janeiro de 2010 às 00:30
A troca de insultos levou os pilotos à frequência obrigatória de um ‘curso de ética’
A troca de insultos levou os pilotos à frequência obrigatória de um ‘curso de ética’ FOTO: direitos reservados

A TAP convocou nove pilotos para um ‘curso de ética’ por estes terem discutido assuntos da empresa no Facebook. Os pilotos consideraram a medida injusta e o sindicato acusou a empresa de querer humilhar a classe.

Porém, e ao que o CM apurou, estes pilotos estiveram efectivamente envolvidos – entre 21 e 23 de Setembro de 2009 – num diálogo na internet, nomeadamente na rede social Facebook. Nesse diálogo, a que o CM teve acesso, figuraram insultos a outros dois pilotos.

A discussão começou por causa de um piloto, que estaria de férias, e que decidiu criticar o facto de ter viajado '10 horas na penúltima fila com a mulher' num voo de Maputo para Lisboa.

No mural da sua página na internet acusou os pilotos desse voo (comandante e co-piloto) de terem dado lugares da Executiva a 'dois labregos' por cunha. 'Cheguei hoje de Maputo. Foi tão bom ter vindo 10 horas na penúltima fila. Eu, a minha mulher e a mulher do co-piloto apesar de haver lugares em Executiva', esta foi a frase do piloto que abriu as hostilidades ao acrescentar que os responsáveis pelo voo 'mandaram chamar dois labregos que tinham acabado de conhecer no aeroporto, daqueles de camisa aberta e fio, mas que vinham recomendados'.

Outros colegas do piloto indignado por viajar em económica decidiram comentar e apelidaram o comandante e o co--piloto do voo de Maputo de 'filhos da p...', 'labregos', 'atrasados mentais' e 'montes de m...'.

Fonte ligada ao processo referiu ao CM que os visados pelos insultos não responderam aos mesmos, sendo que o comandante enviou um e-mail ao piloto a esclarecer alguns equívocos: o avião vinha cheio e sem lugares na Executiva, o co-piloto não é casado, mas o seu lugar foi cedido a um amigo, o comandante deu outro lugar à sua mulher e o piloto só não conseguiu ir em primeira classe porque solicitou o voo em cima da hora.

Mas a guerra vai continuar porque um dos pilotos apresentou queixa por difamação contra quem o insultou na internet.

COMENTÁRIOS NÃO VIOLARAM QUALQUER DEVER LABORAL

Este caso foi discutido numa assembleia geral dos pilotos no dia 6 de Janeiro e na moção que saiu do encontro, os pilotos escrevem que 'a TAP impôs, arbitrariamente, a nove dos seus pilotos a frequência de um ‘curso de ética’, com elevados custos para a companhia, tendo como objectivo humilhá-los'. Os pilotos salientam ainda que 'os comentários tecidos [...] não constituíram a violação de qualquer dever laboral' e que esta será a 'única razão pela qual [...] a companhia não lhes terá instaurado processos disciplinares'.

PORMENORES

SINDICATO AMEAÇA

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) marcou ontem uma 'sessão extraordinária' para quarta-feira. Na agenda de trabalhos estará a discussão do caso dos pilotos e o recurso à greve se a TAP insistir no dito ‘curso de ética’.

NÃO É CURSO DE ÉTICA

A TAP confirma a realização de um curso em Fevereiro com o nome ‘Corporate Crew Resource Management’. É um curso de 'formação comportamental'.

FRASES

'Cheguei hoje de Maputo. Foi tão bom ter vindo 10 horas na penúltima fila, eu e a minha mulher. (...) Foi bonito, pois'

Comandante

'Devias pôr aqui o nome desses dois filhos da p...'

Comandante

'Eu já sei quem são os 'labregos'!!

Comissário

'Desses dois atrasados mentais não era de esperar outra coisa... começo a ficar com vergonha de pertencer a uma classe cheia de merdosos...'

Comandante

'É completamente impossível controlar estes montes de m... a única coisa é que posso olhar para os olhos dos merdosos e dizer-lhes para irem para a p... que os pariu'

Comandante

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)