Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
4

Polícias querem extraditar Lima

Lei protege ex-deputado, que poderá vir a ser julgado em Portugal pela morte de Rosalina Ribeiro. Autoridades ultimam processo por homicídio.
10 de Setembro de 2011 às 00:30
Rosalina Ribeiro foi assassinada em Dezembro de 2009. O corpo foi encontrado em Maricá, onde a polícia brasileira garante que Duarte Lima esteve
Rosalina Ribeiro foi assassinada em Dezembro de 2009. O corpo foi encontrado em Maricá, onde a polícia brasileira garante que Duarte Lima esteve FOTO: direitos reservados

As autoridades brasileiras dão como concluída a investigação à morte de Rosalina Ribeiro, herdeira da fortuna do industrial português Lúcio Tomé Feteira, e apontam o dedo a Duarte Lima, ex--deputado português, acusando-o de envolvimento no homicídio. Fontes policiais no Brasil contactadas pelo CM garantem que a qualquer momento deverá ser enviado para Portugal ou o processo - para que se proceda ao julgamento - ou o mandado de extradição, para que o advogado seja obrigado a regressar àquele país para responder à Justiça.

A segunda opção é, no entanto, altamente improvável, já que se trata de um cidadão português e o Brasil não tem acordos de extradição no espaço europeu. O mais expectável é que a recusa de Duarte Lima em responder à maioria das questões levantadas pela investigação leve as autoridades brasileiras a enviar a acusação para o nosso país, para que aqui se proceda ao julgamento.

Ainda segundo o CM apurou, qualquer dos pedidos de colaboração será enviado para o DIAP de Lisboa.

MULTAS COLOCAM ADVOGADO PERTO DE MARICÁ

Diversas multas de velocidade, que as autoridades atribuem ao carro alugado pelo advogado português, indicam que na véspera de Rosalina ter sido morta aquele visitou a povoação (Maricá). Uma investigação ontem publicada pelo semanário ‘Sol' dá ainda conta de que Duarte Lima também entregou o carro já lavado e sem um dos tapetes. Mas que se prontificou a pagar o mesmo, tendo também pedido à empresa de aluguer que enviasse as facturas, já muito depois de ter dito aos brasileiros não se lembrar a quem alugara o carro.

 

duarte lima rosalina ribeiro brasil homicídio feteira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)