Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
5

Preso com pistola na sala de aulas

Mostrou a arma carregada a colegas, que ficaram assustados e denunciaram o caso. Jovem garante que a arma ilegal não era do pai. PSP investiga.
13 de Janeiro de 2011 às 00:30
O aluno – que na imagem da esquerda é conduzido sob detenção – foi interrogado durante todo o dia no Tribunal de Castelo Branco
O aluno – que na imagem da esquerda é conduzido sob detenção – foi interrogado durante todo o dia no Tribunal de Castelo Branco FOTO: Edgar Martins

Um jovem de 17 anos foi detido em plena sala de aula na posse de uma pistola 6.35 mm, carregada com cinco balas, na Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco. O estudante do 10º ano foi levado para os calabouços da PSP e ontem presente a tribunal, mas teima em não dizer onde arranjou a arma.

O caso ocorreu na terça-feira, no final da aula de Matemática, a última do dia. Segundo o CM apurou, Fábio mostrou a arma a alguns colegas e estes alertaram a direcção da escola, que chamou a PSP. Os agentes esperaram pelo fim da aula e detiveram o aluno, que ainda tentou esconder a pistola para não ser apanhado. "A PSP esperou que todos os alunos saíssem para não criar pânico. Ele não teve qualquer reacção violenta à detenção", contou ao CM o professor.

O aluno esteve ontem a ser interrogado pelo Ministério Público enquanto a PSP fez diligências com vista a apurar a origem da arma. Não está afastada a hipótese de "a ter comprado no mercado negro. Garante que do pai não é", disse fonte policial. Margarida Batista, directora daquela escola, considera o caso "inédito, grave, mas isolado".

"CONFLITUOSO, MAS NÃO VIOLENTO"

O jovem frequenta a Escola Nuno Álvares desde o início deste ano lectivo e ainda não terá muitos amigos. Os colegas mais próximos descrevem-no como "um pouco complicado e, às vezes, conflituoso, mas não violento". "Ele gostava de falar de armas", disse um colega. No entanto, nenhum amigo acredita que ele tivesse intenção de disparar a pistola. "Acho que ele só trouxe a arma para se exibir, mas não pretendia usá-la", adiantou ao CM uma colega de turma. O tema foi assunto de conversa durante todo o dia entre os alunos da escola que, no entanto, dizem sentir-se "seguros".

CASTELO BRANCO ALUNO ESCOLA PISTOLA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)