Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
1

Professora suspeita de seduzir aluna

Uma professora do Ensino Secundário, com 36 anos e docente de Português e Francês na Escola André Soares, em Braga, foi detida pela Polícia Judiciária por suspeita de abuso sexual de menores.
19 de Julho de 2007 às 13:00
Professora suspeita de seduzir aluna
Professora suspeita de seduzir aluna FOTO: Ricardo Cabral
Ao que o CM apurou a professora terá, em finais de Junho, convidado três alunos, duas raparigas e um rapaz, com idades entre 14 e 15, para passarem a primeira semana de Julho no seu apartamento de praia, em Esposende.
Uma rapariga e o rapaz não aceitaram o convite, mas a outra resolveu passar uma semana na praia com a professora.
No regresso a casa a jovem vinha triste e muito pensativa, o que levou os pais a perguntarem-lhe se alguma coisa não tinha corrido bem. Primeiro ela disse que não era nada, que estava tudo bem, mas perante a insistência dos progenitores acabou por confessar que tivera as piores férias da sua vida, porque a professora tinha “abusado” dela, o que levou os pais a apresentarem queixa à Polícia Judiciária de Braga.
A menor explicou também aos pais que a docente tinha convidado um amigo e uma amiga, mas que estes tinham recusado o convite.
A PJ começou por ouvir a rapariga que se disse abusada, seguindo-se os outros dois – o rapaz e a rapariga que não quiseram ir para a praia. Já no início desta semana a professora foi detida para interrogatório e levada a tribunal.
O juiz de instrução criminal determinou, como medidas de coacção, apresentações periódicas na PSP e proibição de contacto com menores de 16 anos.
SEM AULAS ATÉ AO JULGAMENTO
Além da sua condição de arguida, a professora deverá ficar impedida de iniciar com normalidade o próximo ano lectivo. É que a medida de coacção que lhe foi aplicada pelo juiz de instrução do Tribunal de Braga proíbe a docente de se aproximar de menores de 16 anos, o que, na prática, significa que não pode passar pelo corredor de uma escola em dia de aulas.
Os juristas contactados pelo CM referiram que se trata de um caso “que precisa de análise profunda”, mas admitem que, de facto, não seja fácil o seu normal regresso às aulas, já que o julgamento não terá lugar, com toda a certeza, antes das férias judiciais e as escolas reabrem em Setembro.
OUTROS CASOS
AMOR DEU EM CASAMENTO
O caso mais conhecido é o de Mary Letourneau, a professora americana que se apaixonou aos 35 anos pelo aluno Vili Fualaau, de 13 anos. Teve um filho do jovem antes de ser presa e foi libertada para tratamento. Reatou o romance e foi novamente detida. Cumpriu sete de pena, regressando à prisão novamente grávida. Foi libertada, voltou aos braços do rapaz e casaram-se.
DESPEDIDA POR ABUSO
Elisabeth Miklosvic, professora do Michigan, nos Estados Unidos, ensinou durante três anos e foi alvo de elogios da escola por aumentar as notas dos alunos. Até Janeiro de 2005, quando foi despedida por molestar uma aluna de 14 anos, entre Junho e Agosto de 2004. A família autorizou que a filha fosse acampar com a professora. Trocaram votos num ritual pagão e, após o ‘casamento’, a docente abusou da jovem.
FAMÍLIA DESISTIU
Há um ano, Heather Carter, uma professora de 30 anos do Arkansas, nos EUA, foi acusada de abusar sexualmente de uma jovem de 17 anos, na sua casa e no carro. Os pais não seguiram com a queixa, mas a docente foi julgada.
SAIBA MAIS
230
É o número de professores da Escola Secundária André Soares, uma das seis grandes escolas da cidade de Braga. Dos que foram contactados pelo CM nenhum conhecia o caso da colega.
16
É a chamada idade do consentimento, ou seja, se os alunos em vez de 14 e 15 tivessem 16 anos nada poderia, pelo menos em termos judiciais, acontecer à professora.
CONSELHO EXECUTIVO
A direcção do agrupamento de escolas não quer comentar este caso. Alguns dizem que não conhecem o assunto e outros justificam o silêncio com o segredo de Justiça.
NADA NO SINDICATO
À delegação de Braga do Sindicato dos Professores do Norte não chegou, ao longo do dia de ontem, qualquer dado sobre o ocorrido.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)