Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
2

PSD quer cortar mais no Estado

Plano de emergência social é uma das promessas do programa do PSD, que baixa a regra de entrada de novos funcionários públicos para “5 por 1”.
8 de Maio de 2011 às 00:30
Líder social-democrata esteve ontem na Ovibeja e já disse que não entra num governo com o PS de José Sócrates
Líder social-democrata esteve ontem na Ovibeja e já disse que não entra num governo com o PS de José Sócrates FOTO: Nuno Veiga/Lusa

O programa eleitoral do PSD que hoje é apresentado por Pedro Passos Coelho defende a aplicação da regra "5 por 1" na contratação de funcionários públicos – e não apenas "3 por 1", como defende o actual governo do PS. Ou seja, só entra um funcionário por cada cinco que saiam da máquina do Estado.

O Correio da Manhã sabe que o programa inclui ainda um plano de emergência para o emprego e para os desempregados, com um "novo modelo de inovação social" a ser concretizado pelo Estado com as Misericórdias. Além do próprio Estado, o plano será financiado com fundos comunitários e por empresas privadas, que receberão para o efeito incentivos fiscais.

Outra medida é a redução da taxa social em quatro pontos – e ainda mais para as empresas exportadoras ou que não recorram a importações.

Reduzir a despesa pública para 40% do Produto Interno Bruto e a carga fiscal para percentagens entre os 33% e os 35% é mais uma das promessas eleitorais do PSD de Passos Coelho.

O líder laranja vai ainda defender um Pacto de Estabilidade Fiscal com os restantes partidos com representação parlamentar.

PRIVATIZAÇÃO DE SEGUROS E SAÚDE DA CAIXA

Além das medidas sociais, o líder do PSD vai defender um "plano ambicioso de privatizações", em que se inclui a venda das empresas não bancárias da Caixa Geral de Depósitos (CGD), a começar pelos seguros e pela saúde. Isto num primeiro momento, porque será prevista também a abertura a privados do capital da CGD. O programa social-democrata tem mais de 100 páginas e é assente em pilares que vão do Estado às instituições políticas, economia e finanças. Será apresentado hoje por Passos no Conselho Nacional num discurso aberto à comunicação social. 

PSD Passos Coelho eleições programa eleitoral legislativas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)