Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos

Rui Costa: Divórcio vale 50 milhões

Casado há 17 anos com Rute, o dirigente desportivo do Benfica arrisca-se a perder parte da fortuna com separação. Mãe dos dois filhos terá direito a metade de tudo
1 de Dezembro de 2010 às 00:30
rui costa, rute, divórcio, benfica
rui costa, rute, divórcio, benfica FOTO: Pedro Simões/Record

Ao longo de 18 anos de carreira, Rui Costa acumulou uma fortuna de cerca de 50 milhões de euros, montante que o agora administrador da SAD do Benfica terá de repartir com a mulher, Rute, caso decida oficializar a separação.

A viver um dos momentos mais difíceis da sua vida, com uma amiga de infância a recuperar de uma violenta agressão de contornos ainda por apurar, o ex-internacional, de 38 anos, arrisca-se ainda a perder metade da sua fortuna, investida sobretudo em imóveis. A concretizar-se a separação de Rute, de quem tem dois filhos – Filipe, de 15 anos, e Hugo, de 10 –, Rui Costa será protagonista de um divórcio milionário.

Segundo apurou o CM, o administrador da SAD encarnada possui um prédio no concelho de Oeiras, cinco apartamentos e um terreno para construção em Vilamoura, quatro apartamentos na Amadora e é ainda sócio da empresa que detém o condomínio Terraços de Benagil, em Lagoa, Algarve. Nascido na Amadora em 1972, o jogador iniciou a carreira nas escolas do Benfica, onde as suas habilidades deixaram Eusébio impressionado. Foi campeão na Luz, depois de uma curta passagem pelo Fafe a título de empréstimo. Em 1994, rumou a Itália e vestiu a camisola do Fiorentina durante sete épocas, que lhe renderam 17,5 milhões. O sucesso naquele clube levou-o ao AC Milan. É precisamente nesta altura que Rui Costa ganha a maior fortuna da sua vida. Cinco épocas ao serviço do Milan renderam-lhe cerca de 25 milhões de euros. Regressou ao Benfica e, em duas épocas, ganhou 1,7 milhões de euros. Durante os dois últimos anos, encaixou mais meio milhão de euros como director desportivo e administrador do Benfica.

HOSPEDEIRA É CONHECIDA NO BENFICA

Sandra Isabel, a grande amiga e ex-namorada de Rui Costa que foi violentamente espancada em sua casa, é uma fervorosa adepta do Benfica. De tal forma que a hospedeira é vice-presidente do núcleo benfiquista da TAP.

A hospedeira conhece mesmo alguns colegas de Rui Costa, como demonstra a fotografia a que o Correio da Manhã teve acesso, na qual a hospedeira de bordo aparece abraçada a Nuno Gomes, num encontro no Estádio da Luz. No entanto, só no ano passado é que Sandra Isabel Silva decidiu inscrever-se como sócia do clube das águias.

O nome de Sandra só agora é conhecido, depois de esta ter sido espancada em sua casa, na Damaia, no dia 11 de Novembro, em circunstâncias ainda por apurar. Certo é que a violenta agressão mandou Sandra para a cama do hospital, onde permaneceu duas semanas internada. Agora, encontra-se a recuperar em casa de familiares.

"É TUDO MUITO COMPLICADO"

Rui Costa revelou que a decisão de separação foi tomada de "comum acordo". No entanto, nem o dirigente desportivo nem a ainda mulher, Rute, conseguem esconder o sofrimento. A empresária continua a deslocar-se diariamente à perfumaria de que é proprietária, na Damaia, junto às papelarias dos sogros, e foi aí que quebrou pela primeira vez o silêncio, para falar ao CM sobre o pior momento da sua vida.

"Ainda não pensámos no divórcio porque é tudo muito recente. É a primeira vez que estamos a viver uma situação destas. É muito complicado. Estamos a ponderar tudo com calma, porque vivemos 20 anos juntos, apesar de estarmos casados há 17", revela a empresária, ressalvando, tal como o ex-jogador já fez, que mantêm uma boa relação.

"O que eu tenho a dizer é o mesmo que o Rui já disse. Neste momento, estamos separados, mas nunca perdemos o respeito um pelo outro."

Rute saiu de casa há cerca de um mês e tem vivido em casa da amiga Carla Baía, ex-mulher de João Pinto. Os filhos, Filipe, de 15 anos, e Hugo, de 10, estão com os avós paternos e passam muito tempo com a mãe.

Os primeiros rumores de separação do casal surgiram em Abril de 2008, mas Rui e Rute Costa apressaram--se a desmenti-los.

Ao que o Correio da Manhã apurou, a relação entre ambos começou a deteriorar-se em 2006, quando, após 12 anos, regressaram de Itália, onde o ex-jogador representou a Fiorentina e AC Milan. Desde então, têm evitado as aparições públicas e primado pela discrição.

RUPTURA DE JOÃO E CARLA

João Pinto e Carla Baía protagonizaram um dos divórcios milionários em Portugal. O ex-jogador terá dado à ex-mulher cerca de cinco milhões de euros. O processo de divórcio arrastou-se pelos tribunais e só chegou ao fim no ano passado.

NUNO PAGA A ISMÉRIA

Tiveram um casamento feliz, do qual nasceu a pequena Laura. A ruptura de Nuno Gomes e Isméria de Jesus foi uma das mais badaladas de sempre. Os valores envolvidos no divórcio terão superado os cinco milhões de euros.

rui costa rute divórcio benfica
Ver comentários