Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
3

Sporting: Tentativas de pressão

Dirigente receia que águias estejam a criar as condições para que o Sporting seja o “cordeiro oferecido em sacrifício para a reposição da moralidade”
15 de Setembro de 2010 às 00:30
Rogério Alves é o presidente da assembleia geral
Rogério Alves é o presidente da assembleia geral FOTO: João Trindade/Record

O Sporting acusa o Benfica de condicionar o árbitro que será nomeado para o jogo de domingo entre os rivais e de incendiar os ânimos, na sequência do comunicado emitido na segunda-feira à noite e no qual o Benfica pediu aos adeptos que não se desloquem aos jogos fora da Luz.

"Com este tipo de declarações, criam um antagonismo tal e colocam o Benfica com um capital de queixa tão elevado que podem efectivamente ser tidas como tentativa de pressão", disse ontem Rogério Alves, presidente da assembleia geral da SAD leonina.

O dirigente não esconde a preocupação de que o Sporting pague facturas: "O que me preocupa nesta tomada de posição é a circunstância de ela ocorrer nas vésperas de um Benfica-Sporting e de o Benfica ter acumulado toneladas de capital de queixa e, aparentemente, estarem criadas condições para que o Sporting seja o cordeiro oferecido em sacrifício para a reposição da moralidade perdida."

Alves deixou ainda um apelo: "É preciso que o Benfica-Sporting não se transforme no dia do resgate, do acerto de contas, nem num qualquer outro dia que não seja o de um jogo limpo, justo, claro e que ganhe o que merecer ganhar e o que marcar mais golos. E que ninguém se sinta coagido a ter de vir repor aquilo de que o Benfica se tem vindo a queixar."

Sobre a atitude do Benfica de apelar aos seus adeptos para não irem ver jogos da equipa fora da Luz, adiantou: "Esta reacção parece, à primeira vista, estrategicamente desproporcionada, em função daquilo que têm sido os alegados prejuízos infligidos ao Benfica. Toda a gente nota que há uma reacção altamente exacerbada."

O CM apurou que há mesmo quem defenda que o Sporting devia pedir à Liga o adiamento do jogo e deixar acalmar os ânimos.

O OLHAR DO ADEPTO

DOIS DIAS A MAIS DE DESCANSO BENEFICIAM O BENFICA?

BENFICA- LEONOR PINHÃO

O facto de o Sporting ter menos dois dias de descanso do que o Benfica, na preparação para o dérbi, jamais pode beneficiar o Benfica. Se assim fosse, teríamos de concluir que o director Costinha era incompetente por não se ter lembrado de uma coisa dessas. E mesmo que Costinha fosse incompetente e se tivesse esquecido de tal pormenor, certamente que haveria outros funcionários de outras organizações que o teriam lembrado do seu dever.

SPORTING-JOÃO BRAGA

Que jogadores entram mais fatigados? Obviamente os sportinguistas. A direcção benfiquista esforçou-se por adiar o dérbi? Toda a gente sabe que sim. Aliás, os dirigentes do SLB, certamente com o intuito de poupar energias aos craques da Luz, aventaram a hipótese de renúncia à Taça da Liga protestando contra as arbitragens de que dizem ser vítimas. Acho bem. E acharia melhor ainda se entregassem ao Sporting aquela que o Lucílio lhes ofereceu.

BOICOTE 'PREOCUPA' PEQUENOS

Os clubes ‘pequenos’ estão preocupados com o apelo lançado pelo Benfica aos seus adeptos para não comparecerem aos jogos fora de casa. "Claro que a situação me preocupa. Os clubes denominados pequenos estão sempre à espera do Benfica, e embora muitos dos seus adeptos não sejam sócios, vai haver menos gente no estádio", confessou ao CM o presidente do Beira-Mar, Mário Silva. "É verdade, no entanto, que com os recentes resultados do Benfica haveria sempre um esfriar de entusiasmo, mesmo sem este apelo", observou.

Também Fernando Rocha, presidente do Portimonense, chama a atenção para as consequências desportivas e económicas, mas mostra-se confiante na rápida resolução do problema. "Estou convencido de que tudo já estará resolvido na altura do jogo", expressou.

Por sua vez, Luís Godinho, vice--presidente da Académica, pediu "respeito" pelos clubes mais pequenos, enquanto o líder do Rio Ave, António Silva Campos, reconheceu que o apelo da águia "prejudica os clubes pequenos".

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)