Este homens celebraram o primeiro casamento gay a três
Manuel, Victor e Alejandro tinham outro namorado que morreu de cancro.
Manuel Bermudez, Victor Hugo Prada e Alejandro Rodriguez fizeram história ao tornarem-se no primeiro trio homossexual a celebrar casamento na Colômbia. Os três homens deram o nó numa cerimónia celebrada no passado sábado, na cidade colombiana de Medellin. Os colombianos mantém uma relação estável há mais de quatro anos.
O casamento entre três pessoas é permitido pela lei na Colômbia, onde é conhecido como ‘trieja’ (palavra derivada de trio e ‘pareja’, par). Os recém-casados explicam que decidiram tomar este passo por razões económicas, de partilha de bens e heranças. "Queríamos ter uma estabilidade económica que fosse baseada na relação a três que já tínhamos. Esta questão jamais havia de ser proibida internacionalmente, tal como não é na Colômbia. É uma questão de amor, mas também uma maneira de assegurar as nossa heranças e bens comuns", defende Victor Hugo Prada.
Trio costumava ser uma quadra
Manuel e Alejandro já tinham feito história no país ao serem o primeiro casal gay a celebrar casamento na Colômbia, em Bogotá. Algum tempo depois conheceram Victor Hugo e um quarto elemento Alex Esneider Zabala. Os quatro começaram a namorar mas a tragédia atingiu o amor da quadra e Alex acabou por morrer vítima de cancro no estômago em 2015.
Foi aí que a ‘trieja’ colombiana enfrentou vários problemas legais uma vez que, por não serem casados, não tinham direito à herança de Zabala nem a nenhum apoio do estado. Os três decidiram então casar-se para não enfrentarem problemas do género no futuro.
Manuel trabalha na área da comunicação social, Victor estuda Artes e Alejandro é professor de Educação Física. Os três afirmam que se complementam "perfeitamente" e que não podiam "estar mais felizes".
"A base da nossa relação é a coexistência e a solidariedade. Ajudamo-nos uns aos outros. Nenhum de nós tem mais poder do que o outro. Não há papéis definidos. Tentamos sempre chegar a um acordo. É esse o nosso segredo", adianta Alejandro.
Na Colômbia os casais homossexuais podem adotar, no entanto este trio ainda não tem planos nesse sentido.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt